Sarau Palavra Encantada no Bar Cantinho Girassol: um espaço cultural na periferia da cidade de Sorocaba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n80p65-79

Palavras-chave:

Experiência cultural, sarau, periferia, cidade

Resumo

Neste artigo discutimos a cidade contemporânea e sua periferia; abordamos a penetração do capital em todas as esferas da vida e a expansão de um determinado padrão de consumo, bem como sua consequência na vida das pessoas. Apresentamos a cidade de Sorocaba, o bairro Wanel Ville, o bar Cantinho Girassol, a biblioteca comunitária e o Sarau Palavra Encantada. Por meio de um estudo de caso mergulhamos no Sarau Palavra Encantada, uma experiência cultural na Periferia de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo, fruto de uma pesquisa de mestrado em educação, junto ao PPGEd UFSCar-Sorocaba, realizada entre os anos de 2016 e 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Nunes de Oliveira, UFSCar

Marco Aurélio Nunes de Oliveira, Professor da Rede Pública Estadual de São Paulo e do Centro Paula Souza. Leciona na discplina de história. Formado desde de 2013 pela UNISO e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.
E-mail: prof.marco.nunes@gmail.com.

Dulcinéia de Fátima Dulce Ferreira, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo, Brasil

Dulcinéia de Fátima Dulce Ferreira, professora Adjunto IV da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba). Pós Doutorado em Cultura Popular junto à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora (2006) e Mestre (1999) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - SP (UNICAMP). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema- São Paulo - (1988). É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e Movimentos Sociais (GECOMS - UFSCar - Sorocaba) e participa como colaboradora do Grupo de pesquisa Tecnologias e processos de subjetivação (UNESP - Rio Claro - SP) e NuRuNI (Núcleo de Extensão e pesquisa com populações e comunidades Rurais, Negras Quilombolas e Indígenas- UFMA). Realiza trabalhos de Ensino Pesquisa e Extensão vinculados ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd - Campus Sorocaba). Eixos temáticos: Educação, política e processos de subjetivação, Educação Popular, Cultura Popular e Processos Educativos; Educação de Jovens e Adultos, Educação como Prática da Liberdade.
E-mail: dulceferreira@ufscar.br.

Kelen Christina Leite, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo, Brasil

Kelen Christina Leite, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1998), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2005) com estágio doutoral em Economia Civile pela Università Degli Studi di Milano-Bicocca (2003-2004). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos, no Departamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE e pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Trabalho, Organização Social e Comunitária e do grupo Educação, Comunidade e Movimentos Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica e do Trabalho atuando, principalmente, nos seguintes temas: Trabalho, Economia Solidária, Economia Civil, Estado, Mercado, Movimentos Sociais. Diretora do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar de 2013-2018.
E-mail: kelen.leite@ymail.com.

Referências

BRANDÃO, C. R. O meio grito: Um estudo sobre as condições, os direitos, o valor e o trabalho popular associados ao problema da saúde em Goiás. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1983. p. 130-198.

BURGOS, R. Periferias Urbanas: O chão dos catadores no urbano periférico. São Paulo: Humanitas, 2013.

BURGOS, R. Pesquisa qualitativa: Reflexões Geográficas a partir de um estudo de caso sobre as contradições urbanas da cidade de Sorocaba-SP. GeographiaMeridionalis, Pelotas, v. 01, n. 01, p. 145-159, jun. 2015.

CARLOS, A. F. A. A Cidade. São Paulo: Contexto, 2013.

CANTO, C. Poesia na Periferia. Revista Raça, Sorocaba, out. 2016. Disponível em: https://revistaraca.com.br/poesia-na-periferia/. Acesso em: 11 mar. 2019

GIL, Gilberto. Vida. BEST OF SAMBA vol. 1: Gilberto Gil, Gal Costa, Obina Shok. UK: Church Lane, 2019. 1 CD (52 mim).

LE GOFF, J. Por amor às cidades: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP, 1998.

LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

LEFEBVRE, H. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

MARX, K; ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

NASCIMENTO, É. P. do. É tudo nosso! Produção cultural na periferia paulistana. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

OLIVEIRA, M. A. N. de. Sarau Palavra Enacantada no Cantinho Girassol: Um espaço cultural na periferia da cidade de Sorocaba. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Biológicas, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016.

ROLNIK, R. O que é Cidade. Brasiliense: São Paulo, 1988.

THOMAZ, Omar Ribeiro. A Temática Indígena na Escola: Novos subsídios para professores do 1º e 2º graus. Brasília: MEC/ MARI / UNESCO, 1995.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos