Avaliações – nacional e internacional – no Brasil e a relação com o saber de diretores escolares

Autores

  • Maria Cecília Luiz Universidade Federal de São Carlos - UFSCar https://orcid.org/0000-0001-5140-2753
  • Aline Cristina de Souza Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Viviane Wellichan Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n82p19-41

Palavras-chave:

Diretores Escolares, Relação com o Saber (RcS), Avaliação

Resumo

  
Partiu-se do pressuposto de que a forma como diretores de escola têm lidado com as questões de avaliações escolares, institucionais e em larga escala tem afetado diretamente o desempenho escolar dos alunos. Objetivou-se compreender por meio da Relação com o Saber (RcS) o que sabem os diretores escolares brasileiros sobre avaliação, em geral. Este estudo de caráter qualitativo, exploratório caracterizou-se pelo uso de formulário online para diretores do Brasil, aplicado em abril e maio de 2020. Concluiu-se que a RcS está relacionada com um saber advindo muito do que vem de fora (conhecimentos) do que de dentro (suas escolhas), com pouca perspectiva de autonomia intelectual e prática. Fruto de uma pedagogia tecnicista, o diretor escolar que recebe pouca formação inicial para sua função, com grande rotatividade em sua carreira profissional, estabelece as RcS ordenadas pelas secretarias de educação, muitas vezes, sem compreensão da sua escola, da sua situação, enfim do desempenho de seus alunos. É um diretor que possui RcS conforme seu tempo, suas obrigações imediatas, sua condição precária de ser educador no Brasil.  

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Biografia do Autor

Maria Cecília Luiz, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara, mestre em educação pelo PPGE/UFSCar, graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar. Professora associada do Departamento de Educação da UFSCar, credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação da PPGE/UFSCar na linha de pesquisa: Educação, Cultura e Subjetividade. Coordenadora do GEPESC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Subjetividade e Cultura).     

Aline Cristina de Souza, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em educação pelo Programa Pós-graduação em Educação da PPGE/UFSCar, mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da PPGEES/UFSCar, graduada em Licenciatura em Pedagogia e Educação Especial pela UFSCar, Membro do GEPESC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Subjetividade e Cultura). Professora substituta do Instituto Federal de São Paulo – IFSP.   

Viviane Wellichan, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PPGE/UFSCar, graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar, Membro do GEPESC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Subjetividade e Cultura).  

Referências

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Publicado

2021-10-09

Edição

Seção

Dossiê – Artigos