Avaliações – nacional e internacional – no Brasil e a relação com o saber de diretores escolares
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n82p19-41Palavras-chave:
Diretores Escolares, Relação com o Saber (RcS), AvaliaçãoResumo
Partiu-se do pressuposto de que a forma como diretores de escola têm lidado com as questões de avaliações escolares, institucionais e em larga escala tem afetado diretamente o desempenho escolar dos alunos. Objetivou-se compreender por meio da Relação com o Saber (RcS) o que sabem os diretores escolares brasileiros sobre avaliação, em geral. Este estudo de caráter qualitativo, exploratório caracterizou-se pelo uso de formulário online para diretores do Brasil, aplicado em abril e maio de 2020. Concluiu-se que a RcS está relacionada com um saber advindo muito do que vem de fora (conhecimentos) do que de dentro (suas escolhas), com pouca perspectiva de autonomia intelectual e prática. Fruto de uma pedagogia tecnicista, o diretor escolar que recebe pouca formação inicial para sua função, com grande rotatividade em sua carreira profissional, estabelece as RcS ordenadas pelas secretarias de educação, muitas vezes, sem compreensão da sua escola, da sua situação, enfim do desempenho de seus alunos. É um diretor que possui RcS conforme seu tempo, suas obrigações imediatas, sua condição precária de ser educador no Brasil.
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Referências
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