As relações com os saberes no processo de orientação acadêmica de professoras-pesquisadoras de educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n82p73-90Palavras-chave:
relação com o saber, escola pública, Bernard CharlotResumo
O processo de orientação no campo acadêmico é permeado por relações de poder, hierárquicas e institucionalizadas, quanto à valorização dos saberes de orientadores(as) em detrimento dos saberes de orientandos(as). Há também interseccionalidades nessas relações, como questões étnico-raciais, de gênero e classe social. Reconhecer essa complexidade relacional implica na reflexão sobre pautas específicas da justiça social – como o antirracismo, o antissexismo e o anticapitalismo – na formação de professores(as)-pesquisadores(as). Neste artigo, três coautoras – uma orientadora e duas orientandas – que investigam a noção de relação com o saber analisam as suas próprias relações com os saberes em um processo de orientação acadêmica. O objetivo é situar as reflexões sobre as escolhas metodológicas baseadas nas narrativas de saberes das três professoras-pesquisadoras. A temática abrange aproximações teórico-metodológicas – no âmbito da orientação acadêmica em um programa de pós-graduação em educação física – e narrativas que se entrelaçam na mobilização para aprender em um grupo de pesquisa.
Downloads
Referências
ABREU, S. M. B. de; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Aprendizagens didáticas pela alteridade: experiência autoformadora na supervisão no PIBID educação física do IFCE. Cenas Educacionais, Caetité-BA, v. 4, pp. e10655, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10655>. Acesso em: 7 fev. 2021.
APPLE, M. Ideologia e currículo. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ARENDT, H. A condição humana. 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.
CHAUÍ, M. Ideologia e educação. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 1, São Paulo, pp. 245-257, jan./mar. 2016.
CHARLOT, B. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
CHARLOT, B. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. São Paulo: Cortez, 2013b.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, pp.7-18, jan./abr., 2006.
CHARLOT, B. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educar em Revista, v. 35, n. 73, pp. 161-180, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.62350>. Acesso em: 5 fev. 2021.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000a.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. Porto Alegre: Editora Cortez, 2013a.
CHARLOT, B. Educação ou barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2020.
CHARLOT, B. Práticas linguageiras e fracasso escolar. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 5, n. 9, pp. 124-133, 2000b.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
COLLINS, P. H. O que é um nome? Mulherismo, feminismo negro e além disso. Cadernos Pagú, Campinas-SP, n. 51, e175118, 2017. DOI: 10.1590/18094449201700510018.
ELLIOTT, J. Editorial review: Lesson study as curriculum analysis (Kyouzai Kenkyuu) in action and the role of “the teacher as a researcher”. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 6, n. 1, p. 2-9, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1108/IJLLS-11-2016-0045>. Acesso em: 5 fev. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, N. L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017.
HOOKS, B. Educação democrática. In. CÁSSIO, F. (Org.) Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 200.
HOOKS, B. E eu não sou uma mulher?: mulheres negras e feminismo. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2020.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF, 2017.
JOSSO, M.C. Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 13, pp. 40-54, 2020.
KUNZ, E. Educação física crítico-emancipatória. Ijuí-RS: Unijuí, 2006.
LARROSA BONDÍA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LIMA, C. E. S.; FERREIRA, E. C. S.; SANCHES NETO, L.; VENÂNCIO, L. Breaking cultural “taboos” about the body and gender: Brazilian students’ emancipation from a thematic perspective of school physical education. Frontiers in Education, Lausanne, v. 5, n. 155, p. 1-8, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.3389/feduc.2020.00155>. Acesso em: 5 fev. 2021.
LUTTRELL, W. (Org.). Qualitative educational research: readings in reflexive methodology and transformative practice. Londres: Routledge, 2010.
McLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MARRERO, A. La escuela transformadora. Evidencias sobre las relaciones entre educación y género. Uma propuesta teórica de interpretación. Papers, Barcelona, v. 90, pp. 191-211, 2008. Disponível em: <http://papers.uab.cat/article/view/v90-marrero>. Acesso em: 05 jan. 2021.
NOBRE, A. F.; FERNANDES, O. C.; SANCHES NETO, L.; VENÂNCIO, L. Reflexões sobre as apropriações dos elementos da teoria da relação com o saber na educação física escolar. Revista Estudos de Cultura, v. 5, n.14, pp. 103-116, set., 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revec/issue/view/1010. Acesso em: 05 jan.2021.
SANCHES NETO, L.; VENÂNCIO, L. A luta por visibilidade des afrolatines como desafio curricular à educação física antirracista. In. FILGUEIRAS, I. P.; MALDONADO, D. T. Currículo e prática pedagógica de educação física escolar na América Latina. Curitiba: CRV, 2020, pp. 29-42.
SANCHES NETO, L.; BETTI, M. Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5ª à 8ª série do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 22, n. 1, pp. 5-23, 2008. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16678>. Acesso em: 23 maio 2020.
SANCHES NETO, L. Educação física escolar: uma proposta para o componente curricular da 5ª à 8ª série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Pedagogia da Motricidade Humana) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro-SP, 2003.
SANDÍN-ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
SILVA, P. B. G.; BERNARDES, N. M. G. Roda de conversas: excelência acadêmica é a diversidade. Educação, n. 1, v. 61, pp. 53-92, 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/540/376. Acesso em: 06 jan. 2021.
SILVA, A. J. F.; SILVA, C. C.; TINÔCO, R. G.; VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L.; ARAÚJO, A. C. Desafios da educação física escolar em tempos de pandemia: notas sobre estratégias e dilemas de professores(as) em tempo de combate à covid-19 (SARS-CoV-2). Cenas Educacionais, Caetité-BA, 2021 [no prelo]. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/announcement/view/275. Acesso em: 7 fev. 2021.
SO, M. R.; BETTI, M. Sentido, mobilização e aprendizagem: as relações dos alunos com os saberes das lutas nas aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, pp. 555-568, abr./jun. 2018.
VENÂNCIO, L. Abre a roda que eu quero entrar: da ciranda do racismo ao enfrentamento do mundo. In: VENÂNCIO, L.; NÓBREGA, C. C. S. Mulheres negras professoras de educação física. Curitiba, CRV, 2020, pp.185-206.
VENÂNCIO, L. A relação com o saber e o tempo pedagogicamente necessário: narrativas de experiência com a educação física escolar. Revista Estudos de Cultura, v. 5, n. 14, pp. 89-102, set., 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revec/issue/view/1010. Acesso em: 05 jan.2021.
VENÂNCIO, L. O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a educação física em um processo educacional-escolar. 2014, 294f. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente/SP.
VENÂNCIO, L. Projeto-político-pedagógico e a educação física escolar no processo de construção coletiva. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2005.
VENÂNCIO, L.; BETTI, M.; FREIRE, E. S.; SANCHES NETO, L. Modos de abordar a aprendizagem na educação física escolar: sujeitos interlocutores na relação com o saber. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Curitiba, n. 2, v. 3, pp. 32-53, mar. 2016.
VENÂNCIO, L.; NÓBREGA, C. C. S. Mulheres negras professoras de educação física. Curitiba: CRV, 2020.
VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 11, pp. 729-750, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4366>. Acesso em: 06 fev. 2021.
VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. Narrativas e assunções como catalisadores dos percursos metodológicos das relações com o saber na educação física. International Journal Education and Teaching PDVL, v. 1, n. 2, pp. 82-103, 2018. Disponível em: <https://ijet-pdvl.com/index.php/pdvl/article/view/46>. Acesso em: 8 jan. 2021.