As relações com os saberes no processo de orientação acadêmica de professoras-pesquisadoras de educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n82p73-90

Palavras-chave:

relação com o saber, escola pública, Bernard Charlot

Resumo

O processo de orientação no campo acadêmico é permeado por relações de poder, hierárquicas e institucionalizadas, quanto à valorização dos saberes de orientadores(as) em detrimento dos saberes de orientandos(as). Há também interseccionalidades nessas relações, como questões étnico-raciais, de gênero e classe social. Reconhecer essa complexidade relacional implica na reflexão sobre pautas específicas da justiça social – como o antirracismo, o antissexismo e o anticapitalismo – na formação de professores(as)-pesquisadores(as). Neste artigo, três coautoras – uma orientadora e duas orientandas – que investigam a noção de relação com o saber analisam as suas próprias relações com os saberes em um processo de orientação acadêmica. O objetivo é situar as reflexões sobre as escolhas metodológicas baseadas nas narrativas de saberes das três professoras-pesquisadoras. A temática abrange aproximações teórico-metodológicas – no âmbito da orientação acadêmica em um programa de pós-graduação em educação física – e narrativas que se entrelaçam na mobilização para aprender em um grupo de pesquisa.

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Biografia do Autor

Luciana Venâncio, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/Unesp-Rio Claro, Especialista em Educação Física Escolar/FEF-Unicamp, Mestre em Educação Física Escolar/Unesp-Rio Claro, Doutora em Educação pela Unesp-Presidente Prudente. Foi bolsista de Doutorado FAPESP (2010-2014). Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal. Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica do Projeto Subprojeto Educação Física (2018-2020). Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS) sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. Tem experiência docente no Ensino Superior e na Pós-graduação (Lato Sensu) em Educação Física. Professora efetiva de Educação Física na Rede de Educação Básica do Município de São Paulo (1998-2016). Estudo e pesquiso temas referente a educação física escolar, relação com o saber, projeto político pedagógico, planejamento participativo, sistematização de conteúdos, pesquisa-ação, processo de ensino e aprendizagem com ênfase nos saberes discentes, didática e estágio supervisionado e educação antirracista. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching). Membro da REPERES (Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber). É membro do grupo autônomo de professores-pesquisadores em Educação Física Escolar. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os saberes (GEPEFERS).

Cyntia Emanuelle Souza Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Licenciada em Educação Física/ Universidade Federal do Ceará

Emmanuelle Cynthia da Silva Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Licenciada em Educação Física/ Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2021-10-09

Edição

Seção

Dossiê – Artigos