A relação com o saber de um estudante surdo de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n82p91-107

Palavras-chave:

Estudante Surdo, Escola Pública, Relação com o saber.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar alguns resultados da presença do intérprete de Libras em sala de aula a partir das experiências explicitadas por um estudante surdo recém-concluinte do ensino médio em uma instituição de ensino público do estado de Sergipe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva tendo como instrumento de constituição de dados a entrevista semiestruturada e organização de dados baseado em alguns elementos da Análise de Discurso. E como suporte teórico, apresentamos a Relação com o Saber, de Bernard Charlot e a noção do Duplo Triângulo Pedagógico de Correia, Silva, Nascimento e Charlot (2020). Os resultados demonstram alguns efeitos da presença do intérprete de Libras para o estudante surdo, que se materializam através do “aprender”, “mais vontade de estudar” e “Eles fazem a mediação da aula”.

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Biografia do Autor

Willdson Silva Nascimento, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Licenciado em Física (UFMA-2015), Mestre em Ensino de Ciências (2018) e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Bauru. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar-ENCINE/UNESP/CNPq e Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS/CNPq. Membro do Comitê Nacional de Divulgação da Astronomia (IAU-NOCBrasil). Monitor do Observatório Didático de Astronomia da Unesp/Bauru.

Eder Pires de Camargo, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Licenciatura em Física (1995), Mestre em Educação para a Ciência (2000), Doutorado em Educação (2005) pela UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado (2006) pela UNESP- Universidade Estadual Paulista. É Livre Docente, do Departamento de Física e Química da UNESP, e atua no PPG- Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência-UNESP/Bauru. Líder do grupo de Estudo e Pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar-ENCINE/UNESP/CNPq.

Eanes dos Santos Correia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

Licenciado em Educação Física (2011), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2017) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS/CNPq.

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Publicado

2021-10-09

Edição

Seção

Dossiê – Artigos