A relação com o saber de um estudante surdo de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n82p91-107Palavras-chave:
Estudante Surdo, Escola Pública, Relação com o saber.Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar alguns resultados da presença do intérprete de Libras em sala de aula a partir das experiências explicitadas por um estudante surdo recém-concluinte do ensino médio em uma instituição de ensino público do estado de Sergipe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva tendo como instrumento de constituição de dados a entrevista semiestruturada e organização de dados baseado em alguns elementos da Análise de Discurso. E como suporte teórico, apresentamos a Relação com o Saber, de Bernard Charlot e a noção do Duplo Triângulo Pedagógico de Correia, Silva, Nascimento e Charlot (2020). Os resultados demonstram alguns efeitos da presença do intérprete de Libras para o estudante surdo, que se materializam através do “aprender”, “mais vontade de estudar” e “Eles fazem a mediação da aula”.
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