Relação com o saber e tempo integral: escuta de estudantes fora do tempo
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n82p125-139Palavras-chave:
Relação com o saber, idade-série, tempo integralResumo
O texto coloca em discussão a distorção idade-série sob a ótica da relação com o saber. Esse aporte teórico é assumido, no estudo de base qualitativa, para refletir sobre a relação tempo-aprendizagem do ponto de vista de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) que vivem a situação de distorção-idade série na Escola em Tempo Integral (ETI). Os dados foram produzidos por meio de entrevistas e a análise buscou captar os sentidos e a mobilização dos sujeitos em direção à aprendizagem. Os resultados mostram descompassos entre o modo como os estudantes descrevem seu envolvimento com a escola e as lógicas escolares, e como a ampliação da jornada escolar aliada à ação docente produz efeitos de mobilização para esses estudantes. Distorção idade-série e tempo integral permanecem como desafios da educação brasileira, acentuados pelas consequências da Covid-19Downloads
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