Relação com o saber e tempo integral: escuta de estudantes fora do tempo

Autores

  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE
  • Eunice Maria Nazarethe Nonato Universidade Vale do Rio Doce
  • Eunice Maria Nazarethe Nonato Universidade Vale do Rio Doce

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n82p125-139

Palavras-chave:

Relação com o saber, idade-série, tempo integral

Resumo

O texto coloca em discussão a distorção idade-série sob a ótica da relação com o saber. Esse aporte teórico é assumido, no estudo de base qualitativa, para refletir sobre a relação tempo-aprendizagem do ponto de vista de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) que vivem a situação de distorção-idade série na Escola em Tempo Integral (ETI). Os dados foram produzidos por meio de entrevistas e a análise buscou captar os sentidos e a mobilização dos sujeitos em direção à aprendizagem. Os resultados mostram descompassos entre o modo como os estudantes descrevem seu envolvimento com a escola e as lógicas escolares, e como a ampliação da jornada escolar aliada à ação docente produz efeitos de mobilização para esses estudantes. Distorção idade-série e tempo integral permanecem como desafios da educação brasileira, acentuados pelas consequências da Covid-19

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Biografia do Autor

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território, da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Eunice Maria Nazarethe Nonato, Universidade Vale do Rio Doce

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território.

Eunice Maria Nazarethe Nonato, Universidade Vale do Rio Doce

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território.

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Publicado

2021-10-09

Edição

Seção

Dossiê – Artigos