A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil

Autores

  • Silvia Cordeiro Nassif Schroeder

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2012v30n58p77-85

Palavras-chave:

Linguagens infantis, arte‑educação, Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho propõe uma análise crítica das práticas artísticas na Educação Infantil. Ancorado na concepção de desenvolvimento humano de Vigotski e na concepção de linguagem de Bakhtin, discute algumas questões que se tornam relevantes quando se toma a arte efetivamente como uma forma de linguagem. Entre os pontos levantados, destacam‑se as discussões sobre a importância das interações sociais e das questões de significação no trabalho com arte. A partir dessa análise, é possível pensar em caminhos mais integradores para a arte nesse contexto educativo, nos quais as linguagens artísticas sejam abordadas em total cumplicidade com as questões mais fundamentais do processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos