Recursos educacionais abertos em língua portugesa: um levantamento de repositórios brasileiros

Autores

  • Francinet Ibarra Trindade da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá/MS
  • Adriana Viana Postigo Paravisine Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá/MS

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p135-162

Palavras-chave:

Recursos educacionais abertos, novas tecnologias, licenças livres.

Resumo

Em virtude do novo cenário da educação e devido aos fatores acerca do avanço das novas tecnologias digitais, este trabalho apresenta uma discussão a respeito dos Recursos Educacionais Abertos e sua contribuição positiva para uma educação igualitária e mais flexível. O crescimento tecnológico contribuiu para o surgimento de novas metodologias e práticas pedagógicas, fazendo com que a internet se torne uma das principais fontes de pesquisa. Sendo assim, esta pesquisa destaca os principais sites que apresentam conteúdos para o ensino de língua portuguesa e literatura, e que estão disponíveis como recursos educacionais abertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinet Ibarra Trindade da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá/MS

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal - 2009

Graduação em Letras Português/Inglês (Licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal - 2021

Adriana Viana Postigo Paravisine, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá/MS


Mestrado em Letras (Conceito CAPES 4).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Fonologia da língua guató,Ano de Obtenção: 2009.

Doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.ítulo: Língua wauja (Arawák): uma descrição fonológica e morfossintática, Ano de obtenção: 2014.

Referências

AMIEL, T. Educação Aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: SANATA, B; ROSSINI, C; PRETTO, N. L. (Org.) Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. 1. Ed. São Paulo/SP: Casa da Cultura Digital, 2012. P. 17-33. Disponível em: https://www.aberta.org.br/livrorea/livro/home.html. Acesso em: 30 out. 2020.

BRANCO, S.; BRITO, W. O que é Creative Commons? Novos modelos e direito autoral em um mundo mais criativo. Rio de Janeiro/RJ: Editora FGV, 2013. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/11461/O%20que%20%C3%A9%20Creative%20Commons.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federal do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 nov. 2020.

BRASIL. Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 30 nov. 2020.

EDUCAÇÃO ABERTA. Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. Campinas, SP. Disponível em: http://educacaoaberta.org/cadernorea. Acesso em 28 out. 2020.

RELIA. Recursos Educacionais com Licenças Abertas. Disponível em: https://relia.org.br/. Acesso em: 30 de nov. 2020.

EDUCA DIGITAL. Educação, Tecnologias e Direitos Digitais. Disponível em: https://educadigital.org.br/ . Acesso em: 30 de nov. 2020.

FIOCRUZ. Recursos Educacionais Abertos: guia completo. Disponível em: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/guiarea/index.html. Acesso em: 30 nov. 2020.

FURG. Saber Compartilhado: Repositório de objetos educacionais da FURG. Disponível em: http://www.sabercom.furg.br/. Acesso em: 30 nov. 2020.

GONSALES, P.; SEBRIAM, D.; MARKUN, P. Como implementar uma política de educação aberta: e de Recursos Educacionais Abertos. São Paulo/SP: Cereja Editora, 2017. Disponível em: https://guiaea.educadigital.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Guia_REA_Online.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.

MECRED. Plataforma MEC de Recursos educacionais digitais. Disponível em: https://plataformaintegrada.mec.gov.br/home. Acesso em: 30 nov. 2020.

MEC. Portal do Professor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html. Acesso em: 30 nov. 2020.

GONSALES, P; SEBRIAN, D; MARKUN, P. Como implementar uma política de educação aberta e de recursos educacionais abertos. São Paulo/SP: Editora Cereja, 2017. Disponível em: https://guiaea.educadigital.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Guia_REA_Online.pdf. Acesso em: 01 Out. 2020.

GONZALES, C; ROSSINI, C. REA: o debate em política pública e as oportunidades para o mercado. In: SANATA, B; ROSSINI, C; PRETTO, N. L. (Org.) Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. São Paulo/SP: Casa da Cultura Digital, 2012. P. 35-69. Disponível em: http://www.aberta.org.br/livrorea/livro/home.html. Acesso em 05 de Out. 2020.

SANTOS, A. I. dos. Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo/SP: Cetic.br, 2013. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/8/rea-andreia-inamorato.pdf . Acesso em: 22 set. 2020.

SETEC/MEC. Acervo de Recursos Educacionais para Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: http://proedu.rnp.br/. Acesso em: 30 de nov. 2020.

EduCapes. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/. Acesso em: 30 de nov. 2020.

UFMS. Fica em casa com a FAED. Disponível em: https://sites.google.com/ufms.br/ficaemcasacomafaed/in%C3%ADcio?authuser=0;. Acesso em: 30 nov. 2020.

Lume. Repositório Digital. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/. Acesso em: 30 de nov. 2020.

WILEY, D. The acess Compromice and the 5th R. Disponível em: https://opencontent.org/blog/archives/3221. Acesso em: 30 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Artigos