Conceição Evaristo e Eliane Potiguara: uma análise comparatista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n85p29-45

Palavras-chave:

comparatismo, literatura afro-brasileira e indígena, feminismo

Resumo

Nos últimos anos, e principalmente a partir da legislação que responsabiliza profissionais da educação a se envolverem e divulgarem em seus programas de ensino a história e a cultura dos povos africanos e dos povos indígenas (as leis 10.639/03 e 11.645/08), temos tido a oportunidade de acompanhar a publicação de uma quantidade enorme de materiais e de estudos. Este trabalho, entendendo a literatura afro-brasileira e indígena como produções singulares no nosso país, faz um recorte da obra de duas autoras, a saber Conceição Evaristo e Eliane Potiguara, explorando seus escritos a partir de um olhar e de uma perspectiva feminista, mais radicalmente ainda, a partir de uma teoria feminista de viés negro, que será levada à questão indígena. Assim, exploraremos dois textos dessas autoras a partir de uma incursão iniciada por bell hooks em “Mulheres negras: moldando a teoria feminista” (HOOKS, 2000; 2015). Assim, a partir do conto “Olhos D´água”, de Conceição Evaristo, e de trechos de “Metade cara, metade máscara”, de Eliane Potiguara, faremos uma discussão sobre as potências libertadoras dessa produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davina Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Hortolândia, SP

Davina Marques é Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de L. Portuguesa pela FFLCH/USP; Mestre em Educação (Unicamp); Formada em Letras e Pedagogia.

Referências

BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 13 maio. 2020

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 13 maio. 2020.

DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XX. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.

EVARISTO, Conceição. Escrevivência. Leituras Brasileiras. [Entrevista - depoimento]. 06 fev. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QXopKuvxevY. Acesso em: 13 maio. 2020.

EVARISTO, Conceição. Olhos d´água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016.

HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.

HOOKS, bell. Feminist theory: from margin to center. 2. ed. Cambridge, MA: South End Press, 2000.

HOOKS, bell. Mujeres negras: dar forma a la teoria feminista. Oaxaca, México: Fusilemos la noche, 2017.

HOOKS, bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Revisão de Flávia Biroli. Rev. Bras. Ciênc. Polít., Brasília, n. 16, p. 193-210, abr. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-33522015000200193&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 fev. 2021. https://doi.org/10.1590/0103-335220151608.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Mais ideias para adiar o fim do mundo. [Entrevista cedida a] Paula Carvalho. 451 MHz, podcast 42, São Paulo, 04 jun. 2021. Disponível em: https://www.quatrocincoum.com.br/br/podcasts/repertorio-451-mhz/mais-ideias-para-adiar-o-fim-do-mundo. Acesso em: 07 jun. 2021.

MUNDURUKU, Daniel. A literatura indígena não é subalterna. Conexões Itaú Cultural, 2018. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/a-literatura-indigena-nao-e-subalterna. Acesso em: 17 fev. 2021.

MUNDURUKU, Daniel. Literatura versus literatura indígena: consenso? Mundurukando, 2011. Disponível em: https://danielmunduruku.blogspot.com/2011/12/literatura-versus-literatura-indigena.html. Acesso em: 17 fev. 2021.

NEGRO, Mauricio (Org). Nós: uma antologia de literatura indígena. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.

POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Uka Editorial, 2018.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019. (Coleção Feminismos Plurais)

Downloads

Publicado

2023-03-01

Edição

Seção

Artigos