A Ciência Aberta e o grupo Texto Livre por uma educação libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p21-40

Palavras-chave:

ciência aberta, educação libertadora, Texto Livre.

Resumo

Este capítulo tem como principal objetivo apontar a importância do Texto Livre para a difusão do conhecimento e para a educação por meio da Cultura Livre, como também apresentar alguns softwares que são usados pelo TL na organização dos eventos UEaDSL e CILTec - Online, os que são produzidos pelo grupo para uso externo, e também apontar as produções dos eventos como recursos educacionais abertos (REA), visto que a filosofia do grupo alinha-se aos princípios e características dos REA. Consideramos que, em seus 15 anos, o Texto Livre comprova que é possível a promoção e o incentivo à produção e compartilhamento do conhecimento com base na Cultura Livre e na Ciência Aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Estudos Linguísticos, na área da Linguística Aplicada, linha Linguagem e Tecnologia, (Universidade Federal de Minas Gerais), Especialista em Ensino de Língua Espanhola  (Universidade Candido Mendes) e licenciada em Letras Português/Espanhol (Centro Universitário São José de Itaperuna). Docente da educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. É integrante do Grupo Texto Livre e do projeto REALPTL, ambos com sede na UFMG. Suas pesquisas se relacionam com Linguagem e Tecnologia, Recursos Educacionais Abertos, Softwares Livres/Abertos e Gêneros Digitais.

Bárbara Amaral da Silva, University of Windsor

Mestre e doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, (Universidade Federal de Minas Gerais), tendo como área de pesquisa a Análise do Discurso. Atualmente, cursa a especialização Linguagens, Tecnologias e Educação/EAD (Universidade Federal de Minas Gerais) e, ainda, realiza pós-doutorado (University of Windsor). Tem experiência na área da Linguística do texto e do discurso, com pesquisa nos seguintes temas: análise do discurso, argumentação, retórica, gêneros do discurso, letramentos e tecnologias na educação.

Fábio dos Santos Coradini, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), Área de Concentração Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Militar e Funcionário Público Federal das Forças Armadas - Marinha do Brasil. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Augusto Motta (2009). Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Augusto Motta (2011); Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2015); Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2015), Mídias na Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018) e Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (2018). É integrante do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC/UFRRJ) e do Grupo Texto Livre (UFMG).

Lohaine Miguez Martins, Universidade Candido Mendes

Pós-graduada em Cultura, Patrimônio e Educação (Instituto Federal Fluminense - IFF). Tem licenciatura em Letras, com habilitação em Literatura (Centro Universitário São José de Itaperuna - UNIFSJ) e, atualmente, cursa Administração de Empresas (Universidade Candido Mendes - UCAM)

Referências

ABNT. NBR ISO/IEC 26300. 2018. Disponível em https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=1549 . Acesso em: 02 out. 2021.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Software Livre e Educação: uma relação em construção. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 1, p. 205-234, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v32n1p205. Acessado em: 1 out. 2021.

BUTCHER, N. Um Guia Básico sobre Recursos Educacionais Abertos (REA). Tradução da UNESCO. Paris, França: UNESCO e COL, 2011. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/publications/basic_guide_oer_pt.pdf . Acesso em: 19 de set. 2021.

CADWALLADR, C. Stewart Brand's Whole Earth Catalog, the book that changed the world. In: The Guardian. 2013. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2013/may/05/stewart-brand-whole-earth-catalog . Acesso em: 02 out. 2021.

Free Software Foundation. O Sistema Operacional GNU. 2021. Disponível em https://www.gnu.org/licenses/licenses.pt-br.html. Acesso em: 02 out. 2021.

LESSING, L. Cultura Livre: Como a mídia usa a tecnologia e a lei para barrar a criação cultural e barrar a criatividade. São Paulo: Ed. Francis. 2004.

LibreOffice. The Document Foundation. 2021. Disponível em https://pt-br.libreoffice.org/ . Acesso em: 02 out. 2021.

LKO - Linux Kernel Organization. The Linux Kernel Archives. 2021. Disponível em https://www.kernel.org/ . Acesso em: 02 out. 2021.

MANSUR, A.F.U. Percursos metodológicos à complexidade em ambientes de aprendizagem em rede: uma proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa) em curso de Administração. Tese. Porto Alegre: UFRGS. 2011.

MANSUR, A.F.U., GOMES, S.S., LOPES, A.M.A., BIAZUS, M.C.V. Novos rumos para a Informática na Educação pelo uso da Computação em Nuvem (Cloud Education): Um estudo de Caso do Google Apps. Anais do 16º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2010. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2010/CD/252010112729.pdf Acesso em 02 out. 2021.

MATTE, A. C. F. Sementes de Desenhos Instrucionais Digitais: Moodle no Ensino Superior. Coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo, Tomo VI. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

MATTE, A. C. F. Por que usar software livre seria uma opção educacional? EmRede - Revista De Educação a Distância, vol. 5, n. 2 p. 336-353, 2018. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/339. Acesso em: 19 de set. 2021.

OPEN SOURCE. The Open Source Definition. 2021. Disponível em https://web.archive.org/web/20070611152544/https://opensource.org/docs/osd Acesso em: 02 out. 2021.

POLK, W. R. Information wants to be free: intellectual property and the mythologies of control. University of Pennsylvania. 2003. Disponível em: https://web.archive.org/web/20101226054908/http://www.law.upenn.edu/fac/pwagner/wagner.control.pdf Acesso em: 02 out. 2021.

SCHUMPETER, J. The Theory of Economic Development. Cambridge: Harvard University Press. 1934.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Inclusão digital, software livre e globalização contra-hegemônica. In: CGEE (Orgs.). Seminários Temáticos para a 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Parcerias Estratégicas: Brasília, n. 20, parte -1, p. 459-485, 2005. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/seminarios-tematicos-para-a-3-conferencia-nacional-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-parte-1.htm. Acesso em: 1 out. 2021.

RAMIREZ-MONTOYA, S. M., GARCIA-PEÑALVO, F.G. Co-creación e innovación abierta: Revisión sistemática de literatura. Revista Comunicar. v. 54. p. 9-18. 2018. DOI: https://doi.org/10.3916/comunicar . Acesso em: 11 nov. 2021.

Texto Livre. Plataforma de Eventos do Grupo Texto Livre. Grupo Texto Livre: Semiótica e Tecnologia. Fábrica de Software Livre. Disponível em: https://eventos.textolivre.org/moodle/course/view.php?id=14. Acesso em: 04 out. 2021.

Texto Livre. Diretrices para la elaboración de políticas de recursos educativos abiertos, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373558 .Acesso em: 19 de set. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Dossiê Texto Livre – Artigos