Leitura e os processos de formação de leitores entre crianças, jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n85p13-27

Palavras-chave:

Linguagem, Leitura, Formação de leitores

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar contribuições teóricas ao estudo dos processos de formação de leitores entre crianças, jovens e adultos, que subsidiem práticas pedagógicas contextuais e autorais. Os resultados apontam, a partir da relação entre cognição, linguagem e processos socioculturais, a necessidade de a escola compreender os processos de formação de leitores a partir da noção de diversidade de modos de aprender e de ensinar. Para tanto, faz-se necessário a busca de outro modo de se compreender e trabalhar textos em sala de aula, em que a escola promova diversos contextos comunicativos mais aproximados das práticas sociais letradas e cidadãs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Fonoaudiologia (Universidade de Mogi das Cruzes/SP). Especialista em Linguagem (Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica/RJ) e em Voz (Universidade Estácio de Sá). Mestre em Distúrbios da Comunicação (Universidade Tuiuti do Paraná/PR). Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/RJ). É professora/pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Área de Linguística Aplicada à Alfabetização e ao Letramento. Grupo de Pesquisa "Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais". Núcleo de Estudos e Ensino em "Linguagens, Alfabetização e Letramento". Vice diretora da Faculdade de Educação/UERJ (2020 - 2023). Bolsista de produtividade acadêmica da Universidade Aberta do Brasil pelo Consórcio CEDERJ.

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. 2ª Reimpressão. São Paulo: Editora 34, 2019.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online], n.19, p. 20-28, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2000a.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000b.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

KOCH, I.V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2015.

MACHADO, M.L.C.A.; LOPES, P.S.V.C. Problematização sobre a Abordagem da Consciência Fonológica na Alfabetização. In: LINO, C.S. [et al.]. FEARJ: Debates sobre Políticas Públicas, Currículo e Docência na Alfabetização. Rio de Janeiro: Rona Editora, 2019, p.137-154.

ORLANDI, E.P. As histórias das Leituras. Leitura: Teoria e Prática, Ano 3, No 3, p.7-9, Julho. 1984.

PIAGET, J. Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: LTC, 1990.

SENNA, L.A.G. Aspectos Cognitivos e Culturais do Processo de Leiturização na Escola Fundamental. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, v. 33, 1999. Disponível em: http: //www.senna.pro.br/. Acesso em 9.03.2021.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2023-03-01

Edição

Seção

Artigos