Sobre imagens de professores: vazamento, transbordamento ou hibridismo?
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p119-134Palavras-chave:
Identidade. Leitura de imagens. Educação.Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar e analisar os tipos de processamento subjacentes à imagem evocada ou produzida, a fim de refletir sobre os efeitos da cultura contemporânea na elaboração da identidade docente. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva e analítica, de abordagem qualitativa no campo da Educação e de viés teórico. Parte de imagens de professores reconhecíveis nas narrativas de dezessete homens e mulheres adultos, profissionais de diversas áreas, como exercício para se pensar a docência e o fazer docente. Foram agrupados segundo as categorias: seres humanos, seres não humanos e objetos do cotidiano. As análises tomam como referencial Bauman, Trevisan, Woodward etc. Conclui-se que o professor é uma figura composta de diversos traços que o aproximam de valores peculiares a certos seres da natureza até outros deslocados de outras profissões, papeis sociais e símbolos culturais. Ao professor não cabe uma imagem definitiva e acabada, ela é híbrida, vazante e transbordante.
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Referências
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