Sobre imagens de professores: vazamento, transbordamento ou hibridismo?

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DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p119-134

Palavras-chave:

Identidade. Leitura de imagens. Educação.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e analisar os tipos de processamento subjacentes à imagem evocada ou produzida, a fim de refletir sobre os efeitos da cultura contemporânea na elaboração da identidade docente. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva e analítica, de abordagem qualitativa no campo da Educação e de viés teórico. Parte de imagens de professores reconhecíveis nas narrativas de dezessete homens e mulheres adultos, profissionais de diversas áreas, como exercício para se pensar a docência e o fazer docente. Foram agrupados segundo as categorias: seres humanos, seres não humanos e objetos do cotidiano. As análises tomam como referencial Bauman, Trevisan, Woodward etc. Conclui-se que o professor é uma figura composta de diversos traços que o aproximam de valores peculiares a certos seres da natureza até outros deslocados de outras profissões, papeis sociais e símbolos culturais. Ao professor não cabe uma imagem definitiva e acabada, ela é híbrida, vazante e transbordante.

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Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes, Pesquisadora convidada do Instituto Superior de Ciências da Educação, Centro de Estudos Multidisciplinar "Eduardo Kambwa", de Luanda-Angola.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Membro do grupo Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP. Pesquisadora convidada do Instituto Superior de Ciências da Educação, Centro de Estudos Multidisciplinar "Eduardo Kambwa", de Luanda-Angola.

Maria Celeste de Souza, Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação-FE-USP

Doutora e mestra em Educação na área de Linguagem da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e graduada em Letras-Português pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem larga experiência profissional na educação básica, especialmente no Ensino Médio. Atualmente, presta assessoria técnico-pedagógica em redes públicas e privadas de educação básica, especialmente em projetos de formação continuada de professores de língua portuguesa e suas literaturas. Fora da educação escolar, tem organizado e conduzido círculos de leitura e de escrita em projetos sociais e comunitários. Como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação, seus interesses de pesquisa estão voltados para as questões de ensino e aprendizagem da produção de textos escritos, particularmente de narrativas em prosa, que exigem uma aproximação da literatura e dos conhecimentos produzidos no campo literário. 

Referências

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Publicado

2022-12-29

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Artigos