A formação de professores de línguas para a utilização de recursos digitais em suas práticas sob a perspectiva das políticas educacionais e linguísticas

Autores

  • Vagno Vales Lacerda Universidade do Estado da Bahia, Teixeira de Freitas, BA, Brasil. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1082-4444
  • Renato Pereira Aurélio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Montanha, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p87-102

Palavras-chave:

Formação de professores de línguas, Políticas linguísticas, Tecnologias digitais.

Resumo

O presente artigo objetivou discutir sobre as interfaces das políticas linguísticas no processo de formação de professores de línguas, tendo em vista a perspectiva de uso dos recursos digitais em suas práticas, a partir de recortes de uma Dissertação e uma Tese, ambas em Estudos Linguísticos. Para tanto, nos utilizamos de aportes teóricos sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação na educação (LÉVY, 1993), de dispositivos normativos e curriculares que tratam sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais na área de linguagens (BRASIL, 2018), bem como sobre políticas educacionais e linguísticas (MONT MÓR, 2013), dentre outros. Nos utilizamos de uma abordagem qualitativa, tendo sido utilizada uma roda de conversas para coleta dos dados e, para a análise, a perspectiva descritiva. Os resultados culminaram na necessidade de ressignificação das políticas educacionais e linguísticas frente aos efeitos deixados pela pandemia, apesar de isso não ter sido o objetivo primário deste estudo.

 

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Biografia do Autor

Vagno Vales Lacerda, Universidade do Estado da Bahia, Teixeira de Freitas, BA, Brasil. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG); Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus X) e de língua inglesa da Educação Básica. https://orcid.org/0000-0003-1082-4444

Renato Pereira Aurélio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Montanha, MG, Brasil.

Doutor em Estudos de Linguagens pelo Posling/ Cefet - MG e mestre em Estudos Linguísticos pela Ufes (2012) é organizador do livro “Linguagem, Educação a Distância e Tecnologias Digitais” (2018). É graduado em Letras Vernáculas pela Uneb (2007), na qual atuou como bolsista do Pibic; Especialista em Língua Portuguesa pela Finom (2008); Graduado em Pedagogia pela Unisaber (2012) e Graduado em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Fanan (2007). Atualmente é professor do Ifes – Campus Montanha, onde coordenou o Projeto "Comunicação, Novas Tecnologias e Protagonismo Juvenil" e foi Supervisor de Cursos do Pronatec. Leciona Língua Portuguesa para os Cursos Técnicos em Administração e Agropecuária, na modalidade integrada ao Ensino Médio. Foi orientador nos Cursos i) Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação e Proeja (EAD) e ii) Informática na Educação (EAD).

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Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Dossiê Texto Livre – Artigos