Noite de Sâo Lourenço: a Tanatografia em Bernardo Élis

Autores

Palavras-chave:

Bernardo Élis. Literatura goiana, Tanatografia, Religiosidade popular

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar o conto do escritor goiano Bernardo Élis Noite de São Lourenço entrelaçando-o com a vida do santo espanhol que morreu martirizado em uma fogueira. O conto é ambientado no interior goiano, no qual é impossível dissociar os elementos naturais com as manifestações sagradas e místicas. Buscamos perceber em sua literalidade os aspectos da cultura da região, e como o escritor constrói o enredo que se desagua na trágica morte da personagem principal, semelhante ao que ocorreu ao santo em seu funesto destino. Ao utilizar como mote a feitura de uma colcha de retalhos e uma romaria que acontece no dia consagrado a São Lourenço, o autor vai desvelando de modo sutil as relações sociais, a rusticidade da vida interiorana e a religiosidade popular que permeia o cotidiano e se manifesta por exemplo, por meio das novenas e romarias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em História (UFG); docente do Curso de História e do Mestrado Interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG); orcid: http://orcid.org/0000-0002-9519-8093; e-mail: proffatima@hotmail.com.

Lucas Pedro do Nascimento, Faculdade Metropolitana de Goiás

Doutorando em Literatura (UnB); docente do curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana de Goiás; e-mail: lucaspedronas@gmail.com.

Referências

BAUMAN, Zigmunt. Medo Líquido. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro, Zahar Editora, 2008.

CRUZ DA TERRA SANTA. Santos e ícones católicos. Disponível em: https://cruzterrasanta.com.br/institucional/quem-somos/. Acesso em 11/09/2020.

ÉLIS, Bernardo. 10 Contos Escolhidos de Bernardo Élis. Rio de Janeiro: Horizonte Editora/Instituto Nacional do Livro. 1985.

ÉLIS, Bernardo. Seleta. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.

LEHMANN, João Batista. Na luz perpétua. vol. 2. Minas Gerais: Livraria Editora Lar Católico, 1950.

PARÓQUIA SANT’ANA - Sousas. Campinas. S/d. Disponível em: http://santanasousas.com.br/sao-lourenco-padroeiro-dos-diaconos/. Acesso em 08/10/2020.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Fronteiras da ficção: diálogos da história com a literatura. In: Anais do XX Simpósio Nacional de História. Florianópolis: ANPUH, 1999.

SILVA JUNIOR, Augusto Rodrigues da. Tanatografia e morte literária: decomposições biográficas e reconstruções dialógicas. Com Ciência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. SBPC. Disponível em: http://comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=108&id=1282. Acesso em 07/10/2020.

SÃO LOURENÇO. Arte Sacra – Via Pulchritudinis para o infinito, 2012. Disponível em: http://tulacampos.blogspot.com/2012/08/sao-lourenco-saint-lawrence.html. Acesso em 07/10/2020.

ZALUAR, Alba. Os homens de deus. Um estudo dos santos e das festas no catolicismo popular. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

Downloads

Publicado

2024-03-05

Edição

Seção

Artigos