Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p13-19Resumo
ApresentaçãoDownloads
Referências
ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de. Aprendizagem situada e letramentos digitais no estágio supervisionado de espanhol. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: http://www.poslin.letras.ufmg.br/defesas/1457D.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2018.
BRANDÃO, Cláudia. Produção de exercícios para a Gramática Online. Pesquisa de Iniciação Científica em Letras, orientador Ana Cristina Fricke Matte. Belo Horizonte: Pró Reitoria de Graduação da UFMG, 2011.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. As Culturas do Grupo Texto Livre: um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade. Tese de Doutorado defendida no POSLIN/FALE/UFMG, 2015. Disponível em: http://www.poslin.letras.ufmg.br/defesas/1572D.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2018.
CRUZ, Karlla Andrea Leal. Adaptação de material para estudo online autodidata de gramática. Pesquisa de Iniciação Científica em Letras, orientador Ana Cristina Fricke Matte. Belo Horizonte: Pró Reitoria de Graduação da UFMG, 2011.
MATTE, Ana Cristina Fricke; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques; MENDES, Conrado Moreira. Semiótica e tecnologia: algumas experiências interdisciplinares. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 171–176, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.171-176. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16667. Acesso em: 28 nov. 2022.
MATTE, Ana Cristina Fricke. Sementes de Desenhos Instrucionais Digitais: Moodle no Ensino Superior. Coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo, Tomo VI. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 262 p. https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/sementes-de-desenhos-instrucionais-digitais-moodle-no-ensino-superior-colecao-texto-livre-pensemeando-o-mundo-tomo-vi/. Acesso em: 23 nov. 2022.
MATTE, Ana Cristina Fricke. Uma definição informal de documentação: análise semiótica. Texto Livre: linguagem e tecnologia v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16555. Acesso em: 07 dez. 2022.
MATTE, Ana Cristina Fricke; ANDRADE, Francine de Souza (Org.). Universidade, EAD e Software Livre: o fenômeno UEADSL. Coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020. Disponível em: https://ebookspedroejoaoeditores.wordpress.com/2020/06/24/universidade-ead-software-livre-o-fenomeno-ueadsl/. Acesso em: 24 jun. 2020.
MATTE, Ana Cristina Fricke. Drops de Semiótica: dicionário auxiliar para o Módulo de Semiótica Francesa. Coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo: Tomo VII. São Carlos: Pedro & João Editores, no prelo.
MATTE, Ana Cristina Fricke; PEREIRA, D. R. M.; CANALLI, H. L.; ARAUJO, A. L. O. S A evolução do gerenciador de eventos para uso em eventos online: EVIDOSOL/CILTEC-online e UEADSL. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2014, São Carlos. Anais... São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2014. v. 1. p. 1-19. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/615/314. Acesso em: 29 jun. 2017.
MATTE, Ana Cristina Fricke. Pensamentos em Semiótica: Canção, Educação e Tecnologia. Coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019. Disponível em https://ebookspedroejoaoeditores.wordpress.com/2020/03/05/pensamentos-em-semiotica-cancao-educacao-e-tecnologia-serie-texto-livre-pensemeando-o-mundo-tomo-3/. Acesso em: 05 mar. 2020.
PEREIRA, Daniervelin Renata Marques. Protagonismo estudantil no Texto Livre: a modalização dos sujeitos. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-6, 2009.
PEREIRA, Daniervelin Renata Marques; CURTO, V. G. O sistema de tickets no Texto Livre: perspectivas para o uso da ferramenta no ensino. Instrumento, Juiz de Fora, v. 10, p. 111-119, 2008.
PEREIRA, Daniervelin Renata Marques; LEAL, Karlla; MATTE, Ana Cristina Fricke. Texto Livre: práticas de ensino-aprendizagem pelas tecnologias digitais. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 14, p. 71-86, 2015. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/265. Acesso em: 28 nov. 2022.
QUEIROZ, Ana Paula. Produção de exercícios online para a Grateli. Pesquisa de Iniciação Científica em Letras, orientador Ana Cristina Fricke Matte. Belo Horizonte: Pró Reitoria de Graduação da UFMG, 2012.
WENGER, Etienne. Communities of practice and social learning systems: the career of a concept. In: BLACKMORE, C. (Ed.). Social Learning Systems and communities of practice, Springer Verlag and the Open University, 2010. Disponível em: http://wenger-trayner.com/wp-content/uploads/2012/01/09-10-27-CoPs-and-systems-v2.01.pdf. Acesso em: 14 de maio de 2018.