Antropofagia e pedagogia do conceito: Experimentações devorativas de um manifesto em direção a uma kinosofia por vir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2023v41n87p15-30

Palavras-chave:

antropofagia, pedagogia do conceito, experimentação, kinosofia

Resumo

O seguinte texto se dispõe como gesto experimental no qual se põe em andamento uma pedagogia do conceito como concebida por Deleuze e Guattari de modo experiencial e em ato antes do que de modo exegético. Isto é, como prática filosófica performativa que ganha consistência na escrita ao devorar de modo criativo e  intensivo o conceito de antropofagia proposto pelo poeta, escritor e filósofo brasileiro Oswald de Andrade. Tudo isto, com o propósito de dar-lhe consistência ao conceito e campo de experimentação filosófica da kinosofia.

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Biografia do Autor

Sebastian Wiedemann, Universidad Nacional de Colombia

Sebastian Wiedemann es Profesor Asistente en la Escuela de Artes de la Universidad Nacional de Colombia. Cineasta-investigador, Doctor en Prácticas Artísticas, Aprendizaje y Filosofía por la Universidad de Campinas (Brasil), así como Magíster en Estudios Contemporáneos de las Artes por la Universidad Federal Fluminense (Brasil). Su obra audiovisual se ha presentado en festivales y galerías de los cinco continentes y ha recibido focos y retrospectivas en Brasil, Colombia, México, España e Irlanda. Como autor ha publicado el libro “Deep Blue: Future Memories of A Livings Cinematic In-Between” (2019).

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Publicado

2024-02-18 — Atualizado em 2024-02-19

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Edição

Seção

Artigos Internacionais