Achadouros de infância: fotografia, bricolagem e educação

Autores

Palavras-chave:

imagem, fotografia, arte, infância

Resumo

Vivemos tempos caracterizados pela proliferação de imagens, às quais nos expomos todos os dias. As crianças desse tempo já nascem imersas nesse mundo imagético, que educa, ensina, modela e produz corpos, sujeitos e modos de vida. A imagem, sobretudo a fotografia, é refletida neste trabalho a partir do entrecruzamento entre as experiências e subjetividades dos pesquisadores, as experiências vivenciadas com as crianças em oficinas fotográficas, as imagens produzidas por elas e os pensamentos de diversos autores que se debruçaram sobre a técnica e a arte fotográfica. Procuram-se estabelecer montagens: relações, aproximações e distanciamentos entre experiências, memórias, pensamentos, fragmentos de escritos e de imagens; criar tensões, vazios e lacunas no quadro interpretativo, aprender e desaprender, e a partir desses encontros e desencontros produzir um tipo de conhecimento voltado para a criação e invenção de novos modos de olhar, pesquisar, ensinar, aprender, sentir e fazer imagens, dentro e fora da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Caroline Ruiz Duran

Mestra e Doutoranda em Educação na linha Educação, Cultura e Subjetividade, no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como Professora de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dedica-se em especial aos seguintes temas: Educação Infantil, Infância, Arte, Fotografia, Cinema e Educação Visual.Participa do LabCriarte - Laboratório de Estudo e Criação em Arte e Educação do Grupo de Pesquisa Educação e Estéticas da Diferença. Contato: gisele.duran@hotmail.com

Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa, Universidade Federal de São Carlos/SP

Professor no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, atua na linha "Educação, Cultura e Subjetividade". Lidera o Grupo de Pesquisa Educação e Estéticas da Diferença e o Laboratório de Estudo e Criação em Arte e Educação - LabCriarte. É membro do conselho diretor da Associação de Leitura do Brasil (ALB) e Editor da revista Leitura: Teoria & Prática. Estuda e pesquisa na interface das artes e da educação, dedicando-se em especial aos seguintes temas: Arte da Memória, Cultura e Educação Visual, Artes Plásticas, Fotografia e Cinema. Contato: avpimenta@ufscar.br

Referências

ALMEIDA, Milton José de. CINEMA: A arte da Memória. Campinas, SP: Autores

associados, 1999.

BARROS, M. de (1996). Livro sobre o nada.2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996

BARROS, M. Menino do Mato. 2010. In: BARROS, M. Poesia Completa/ Manoel de

Barros. São Paulo: LeYa, 2013.

BARROS, M. Memórias inventadas. 1ª ed. – Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.

BARROS, M. O livro das ignorâncias. Rio de Janeiro: Alfaguara. 2016.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa

Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Coleção Espírito

Crítico. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.

BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única: Obras Escolhidas, Vol. 2. 1ª edição Ebook. 2017a.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da

Cultura - Volume 1. 1ª edição Ebook. 2017b.

CAEIRO, Alberto. Poemas Inconjuntos. In: PESSOA, Fernando. O Eu profundo e os outros Eus. RJ: Nova Fronteira, 1980.

LISPECTOR, Clarice. A Paixão Segundo G.H. Rocco Digital. Ebook (1964) - pg. 980

MIGLIORIN, Cesar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. 1. Ed. – Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

MIGLIORIN, C. [et. al.]. Cadernos do Inventar: cinema, educação e direitos humanos. RJ: EDG, 2016.

KORCZAK, Janusz. Quando eu voltar a ser criança. São Paulo: São Paulo: Summus, 1981.

Downloads

Publicado

2024-06-08

Edição

Seção

Artigos