Educações geofônicas e imagéticas: o chamado da mata em A Febre

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Paisagem sonora, Pedagogia

Resumo

Em A Febre, Justino é acometido por um estranho adoecimento ao transitar entre dois espaços: a cidade e a mata. Seja na zona portuária, no quintal da sua casa, nas franjas da cidade, ou nos sonhos, ele, e nós, somos convocados a uma imersão sonora, geográfica e pedagógica. O corpo do protagonista escuta as ressonâncias produzidas por espaços de pujante diversidade. As paisagens e texturas que chegam a nós, nos permitem entender que outros formatos fílmicos podem romper com padrões predeterminados do olhar e da escuta e contribuir para outras pedagogias e geografias de cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Barreto Dias, Universidade Federal de São João del-Rei

João Paulo Barreto Dias é licenciado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialização em Ensino Contemporâneo de Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI/UFSJ).  E-mail: jpbarretodias@gmail.com

Referências

COCCIA, Emanuele. A vida das plantas. Uma metafísica da mistura. Florianópolis: Cultura e Barbárie Editora, 2018.

COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, v. 7, n. 2, p. 066-077, 2014. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3370/337031808005.pdf>. Acesso em 12 abr. 2024.

FELD, Steven. Uma acustemologia da floresta tropical, Ilha v. 20, n. 1, p. 229-252, jun. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2018v20n1p229>. Acesso em: 01 fev. 2023.

FONSECA, Rodrigo de Araújo S.; MOREIRA, Wagner José. A ideia de fronteiras em A Febre de Maya Da-Rin. Revista de Estudos de Edição, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p.12-28, 2022. Disponívelem:<https://periodicos.cefetmg.br/index.php/VINCO/article/view/1044>.

Acesso em: 28 jan. 2023.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana da (orgs.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. Vol. 1 Porto Alegre: Sulina, 2012.

KOPENAWA Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRAUSE, Bernie. A grande orquestra da natureza. Descobrindo as origens da música no mundo selvagem. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

MUNDURUKU, Daniel. Tempo, tempo, tempo. In: Coletiva - Educação e Diferenças e... nº 1. Publicado em 13 junho 2018. Disponível em: https://www.coletiva.org/educacao-e-diferencas-e-n1-tempo-tempo-tempo-por-daniel-munduruku.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. Lugares geográficos e(m) locais narrativos: um modo de se aproximar das geografias de cinema. In: MARANDOLA JUNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVERIA, Lívia de (orgs.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SCHAFER, Murray. A Afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp, 1997.

SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

TUGNY, Rosângela Pereira de. Modos de escutar ou: como colher o canto das árvores. In: Música e educação. Série diálogos com o som, v. 2. Belo Horizonte. EdUENG, 2015. p. 17-31. Disponível em: <https://editora.uemg.br/images/livros-pdf/catalogo-2015/2015_MUSICA_E_EDUCACAO_SERIE_DIALOGOS_COM_O_SOM_VOL_2.pdf> Acesso em: 05 fev. 2023.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas canibais. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

Downloads

Publicado

2024-06-08

Edição

Seção

Dossiê – Artigos