O estresse prosódico e a aquisição da leitura
Palavras-chave:
estresse prosódico, prosódia, leitura de palavrasResumo
Este estudo investiga a relação entre o estresse prosódico e leitura de palavras em crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Envolveu 53 crianças (6 a 10 anos) de duas escolas públicas, que realizaram tarefas de estresse prosódico e leitura de palavras e pseudopalavras. Os resultados mostraram uma correlação fraca, mas significativa, entre a leitura de palavras e a tarefa de prosódia, mesmo após controlar a idade. O estudo destaca a relevância da prosódia na aquisição da leitura.
Downloads
Referências
BARBOSA, Plínio A. Prosódia. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
BRADLEY, L.; BRYANT, P. E. Categorizing sounds and learning to read – a causal connection. Nature, v. 301, n. 5899, p. 419-421, fev. 1983. Disponível em: https://jontalle.web.engr.illinois.edu/MISC/ReadingGroup.11/Papers/BradleyBryant.83.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.
BATISTA, J. C.; MOTA, M. M. P. E; DEACON, S. H.; MARSHAL, A. F. O estresse prosódico: uma nova forma de avaliação. 2024. artigo submetido à Revista Interação em Psicologia, aguardando resposta.
CARDOSO-MARTINS, C. A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Cadernos de Pesquisa, n. 76, p. 41-49, fev. 1991. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053/1061. Acesso em: 20 ago. 2024.
COLTHEART, M. Modelando a leitura: a abordagem da dupla rota. In: SNOWLING, M. J.; HULME, C. (Org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 24-41.
CRITTEN, S. et al. A longitudinal investigation of prosodic sensitivity and emergent literacy. Reading and Writing, v. 34, n. 2, p. 371-389, 21 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11145-020-10077-7.
DA ROSA, N. T.; CÓTA, S.; GODOY, D. M. A. Consciência Fonológica na Educação Infantil: diálogos com estudos que respaldam a importância da estimulação para o processo futuro de alfabetização. Língu@ Nostr@, v. 10, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-19.
DEACON, S. H. et al. Assessing direct contributions of morphological awareness and prosodic sensitivity to children’s word reading and reading comprehension. Scientific Studies of Reading, v. 22, n. 6, p. 527-534. 26 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/10888438.2018.1483376.
ENDERBY, J. et al. The roles of morphology, phonology, and prosody in reading and spelling multisyllabic words. Applied Psycholinguistics, v. 42, n. 4, p. 865-885, 29 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1017/S0142716421000096.
FERNANDES, S. et al. What is the relationship between reading prosody and reading comprehension in European Portuguese? Evidence from grades 2 to 5. Journal of Research in Reading, v. 41, n. S1, p. S102-S129, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9817.12248.
FONSECA, M. F. A influência da melodia da fala no processo de alfabetização: um estudo experimental. ReVEL, v. 17, n. 33, p. 104-124, 2019. Disponível em: https://revel.inf.br/files/cabbabc9636e9ca2a072ab64616581f3.pdf.
HOLLIMAN, A. et al. Modeling the relationship between prosodic sensitivity and early literacy. Reading research quarterly, v. 49, n. 4, p. 469-482, 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/rrq.82.
MEGGIATO, A. O.; CORSO, H. V.; CORSO, L. V. Fluência de leitura: Evolução do construto e relações com a compreensão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, e07797, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/198053147797.
MILLER, J.; SCHWANENFLUGEL, P. J. A longitudinal study of the development of reading prosody as a dimension of oral reading fluency in early elementary school children. Reading Research Quarterly, v. 43, n. 4, p. 336-354, out.-dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1598/rrq.43.4.2.
MOTA, M. M. P.E.; ALBUQUERQUE, L. P. ; ZARONI, M. H. C.; SOUZA, A. P.; VALENTINI, F. Avaliação Psicométrica da Escala de Histórico de Dificuldade de Leitura para Adultos. 2024. artigo aguardando publicação pela Revista Psicologia: Ciência e Profissão.
PAIGE, D. D.; RASINSKI, T.; MAGPURI-LAVELL, T.; SMITH, G. S. Interpreting the relationships among prosody, automaticity, accuracy, and silent reading comprehension in secondary students. Journal of Literacy Research, v. 46, n. 2, p. 123-156, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/1086296X14535170.
PERFETTI, C. A.; HART, L. The lexical basis of comprehension skill. In: GORFEIN, D. S. On the consequences of meaning selection: Perspectives on resolving lexical ambiguity. Washington, DC: American Psychological Association, 2021. DOI: https://doi.org/10.1037/10459-004. Disponível em: https://sites.pitt.edu/~perfetti/PDF/Lexical%20bases%20of%20comprehension%20skill-%20Hart.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024. p. 67-86.
PERFETTI, C. A.; STAFURA, J. Word Knowledge in a Theory of Reading Comprehension. Scientific Studies of Reading, v. 18, n. 1, p. 22-37, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/10888438.2013.827687.
RAGÓ, A.; HONBOLYGÓ, F.; RÓNA, Z., BEKE; A.; CSÉPE, V. Effect of maturation on suprasegmental speech processing in full-and preterm infants: a mismatch negativity study. Research in Developmental Disabilities, v. 35, n. 1, p. 192-202, jan. 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2013.10.006.
SALLES, J. F.; PICCOLO, L. R; MINÁ, C. S. Coleção Anele 1: Avaliação de leitura de palavras e pseudopalavras isoladas, LPI. São Paulo: Vetor, 2017.
SANTOS, L. R. L. L. dos; GUARESI, R. Consciência fonológica como preditora de aprendizado na alfabetização. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 18, n. 53, p. 258–275, 2024. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.11523008.
STANOVICH. K. E. Word recognition: Changing perspectives. In: BARR, R.; KAMIL, M. L.; MOSENTHAL, P.; PEARSON, P. D. (Coord.). Handbook of Reading Research. v. 2. New York: Longman, 1991. p 418-452.
VEENENDAAL, N. J.; GROEN, M. A.; VERHOEVEN, L. Bidirectional relations between text reading prosody and reading comprehension in the upper primary school grades: A longitudinal perspective. Scientific Studies of Reading, v. 20, n. 3, p. 189-202, jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/10888438.2015.1128939.
WOOD, C.; WADE-WOOLLEY, L.; HOLLIMAN, A. J. Phonological awareness: beyond phonemes. In: WOOD, C.; CONNELLY, V. (Coord.). Contemporary perspectives on reading and spelling. London, UK: Routledge, 2009. p. 7-23.
ZUANETTI, P. A.; SCHNECK, A. P.; MANFREDI, A. K. Consciência Fonológica e Desempenho Escolar. Revista CEFAC, v. 10, n. 2, p. 168-174, 14 jul. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-18462008000200005.