O estresse prosódico e a aquisição da leitura

Autores

Palavras-chave:

estresse prosódico, prosódia, leitura de palavras

Resumo

Este estudo investiga a relação entre o estresse prosódico e leitura de palavras em crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Envolveu 53 crianças (6 a 10 anos) de duas escolas públicas, que realizaram tarefas de estresse prosódico e leitura de palavras e pseudopalavras. Os resultados mostraram uma correlação fraca, mas significativa, entre a leitura de palavras e a tarefa de prosódia, mesmo após controlar a idade. O estudo destaca a relevância da prosódia na aquisição da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Costa Batista Rocha, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) Niterói/RJ

Doutoranda em  Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira. Mestrado em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (2019). Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal Fluminense.

Maria Maria Peruzzi Elia da Mota, Universidade Salgado de Oliveira (Universo) Niterói/RJ e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Rio de Janeiro/RJ

Possui doutorado em Psicologia na University of Oxford em 1996 e o Mestrado em Métodos de Pesquisa em Psicologia em 1991 na Reading University. É professora adjunta do curso de Psicologia da  UERJ e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira. É membro da Society for the Scientific Studies of Reading e bolsista de produtividade nível 2 do CNPq, também Cientista do Nosso Estado - FAPERJ (2018-2023). Coordena um convênio internacional com a Universidade de Dalhousie, Halifax, Canadá, onde realizou pós-doutoramento e várias visitas técnicas.

ATUA NA ÁREA DE PSICOLOGIA, COM ÊNFASE EM PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; E DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Referências

BARBOSA, Plínio A. Prosódia. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

BRADLEY, L.; BRYANT, P. E. Categorizing sounds and learning to read – a causal connection. Nature, v. 301, n. 5899, p. 419-421, fev. 1983. Disponível em: https://jontalle.web.engr.illinois.edu/MISC/ReadingGroup.11/Papers/BradleyBryant.83.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.

BATISTA, J. C.; MOTA, M. M. P. E; DEACON, S. H.; MARSHAL, A. F. O estresse prosódico: uma nova forma de avaliação. 2024. artigo submetido à Revista Interação em Psicologia, aguardando resposta.

CARDOSO-MARTINS, C. A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Cadernos de Pesquisa, n. 76, p. 41-49, fev. 1991. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053/1061. Acesso em: 20 ago. 2024.

COLTHEART, M. Modelando a leitura: a abordagem da dupla rota. In: SNOWLING, M. J.; HULME, C. (Org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 24-41.

CRITTEN, S. et al. A longitudinal investigation of prosodic sensitivity and emergent literacy. Reading and Writing, v. 34, n. 2, p. 371-389, 21 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11145-020-10077-7.

DA ROSA, N. T.; CÓTA, S.; GODOY, D. M. A. Consciência Fonológica na Educação Infantil: diálogos com estudos que respaldam a importância da estimulação para o processo futuro de alfabetização. Língu@ Nostr@, v. 10, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-19.

DEACON, S. H. et al. Assessing direct contributions of morphological awareness and prosodic sensitivity to children’s word reading and reading comprehension. Scientific Studies of Reading, v. 22, n. 6, p. 527-534. 26 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/10888438.2018.1483376.

ENDERBY, J. et al. The roles of morphology, phonology, and prosody in reading and spelling multisyllabic words. Applied Psycholinguistics, v. 42, n. 4, p. 865-885, 29 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1017/S0142716421000096.

FERNANDES, S. et al. What is the relationship between reading prosody and reading comprehension in European Portuguese? Evidence from grades 2 to 5. Journal of Research in Reading, v. 41, n. S1, p. S102-S129, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9817.12248.

FONSECA, M. F. A influência da melodia da fala no processo de alfabetização: um estudo experimental. ReVEL, v. 17, n. 33, p. 104-124, 2019. Disponível em: https://revel.inf.br/files/cabbabc9636e9ca2a072ab64616581f3.pdf.

HOLLIMAN, A. et al. Modeling the relationship between prosodic sensitivity and early literacy. Reading research quarterly, v. 49, n. 4, p. 469-482, 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/rrq.82.

MEGGIATO, A. O.; CORSO, H. V.; CORSO, L. V. Fluência de leitura: Evolução do construto e relações com a compreensão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, e07797, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/198053147797.

MILLER, J.; SCHWANENFLUGEL, P. J. A longitudinal study of the development of reading prosody as a dimension of oral reading fluency in early elementary school children. Reading Research Quarterly, v. 43, n. 4, p. 336-354, out.-dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1598/rrq.43.4.2.

MOTA, M. M. P.E.; ALBUQUERQUE, L. P. ; ZARONI, M. H. C.; SOUZA, A. P.; VALENTINI, F. Avaliação Psicométrica da Escala de Histórico de Dificuldade de Leitura para Adultos. 2024. artigo aguardando publicação pela Revista Psicologia: Ciência e Profissão.

PAIGE, D. D.; RASINSKI, T.; MAGPURI-LAVELL, T.; SMITH, G. S. Interpreting the relationships among prosody, automaticity, accuracy, and silent reading comprehension in secondary students. Journal of Literacy Research, v. 46, n. 2, p. 123-156, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/1086296X14535170.

PERFETTI, C. A.; HART, L. The lexical basis of comprehension skill. In: GORFEIN, D. S. On the consequences of meaning selection: Perspectives on resolving lexical ambiguity. Washington, DC: American Psychological Association, 2021. DOI: https://doi.org/10.1037/10459-004. Disponível em: https://sites.pitt.edu/~perfetti/PDF/Lexical%20bases%20of%20comprehension%20skill-%20Hart.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024. p. 67-86.

PERFETTI, C. A.; STAFURA, J. Word Knowledge in a Theory of Reading Comprehension. Scientific Studies of Reading, v. 18, n. 1, p. 22-37, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/10888438.2013.827687.

RAGÓ, A.; HONBOLYGÓ, F.; RÓNA, Z., BEKE; A.; CSÉPE, V. Effect of maturation on suprasegmental speech processing in full-and preterm infants: a mismatch negativity study. Research in Developmental Disabilities, v. 35, n. 1, p. 192-202, jan. 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2013.10.006.

SALLES, J. F.; PICCOLO, L. R; MINÁ, C. S. Coleção Anele 1: Avaliação de leitura de palavras e pseudopalavras isoladas, LPI. São Paulo: Vetor, 2017.

SANTOS, L. R. L. L. dos; GUARESI, R. Consciência fonológica como preditora de aprendizado na alfabetização. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 18, n. 53, p. 258–275, 2024. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.11523008.

STANOVICH. K. E. Word recognition: Changing perspectives. In: BARR, R.; KAMIL, M. L.; MOSENTHAL, P.; PEARSON, P. D. (Coord.). Handbook of Reading Research. v. 2. New York: Longman, 1991. p 418-452.

VEENENDAAL, N. J.; GROEN, M. A.; VERHOEVEN, L. Bidirectional relations between text reading prosody and reading comprehension in the upper primary school grades: A longitudinal perspective. Scientific Studies of Reading, v. 20, n. 3, p. 189-202, jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/10888438.2015.1128939.

WOOD, C.; WADE-WOOLLEY, L.; HOLLIMAN, A. J. Phonological awareness: beyond phonemes. In: WOOD, C.; CONNELLY, V. (Coord.). Contemporary perspectives on reading and spelling. London, UK: Routledge, 2009. p. 7-23.

ZUANETTI, P. A.; SCHNECK, A. P.; MANFREDI, A. K. Consciência Fonológica e Desempenho Escolar. Revista CEFAC, v. 10, n. 2, p. 168-174, 14 jul. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-18462008000200005.

Downloads

Publicado

2025-01-05

Edição

Seção

Dossiê – Artigos