Fluência verbal e consciência fonológica: antevendo o desempenho ulterior em leitura e escrita

Autores

Palavras-chave:

preditores, leitura, escrita, fluência verbal, consciência fonológica

Resumo

Neste estudo a fluência verbal e a consciência fonológica foram avaliadas como preditores de desempenho ulterior em leitura e escrita. Com a hipótese de que é possível antever o atraso escolar, a fluência verbal e a consciência fonológica foram avaliadas quando os 40  participantes do estudo ingressaram no 1º ano do Ensino Fundamental. Após quase dois anos, foi avaliado o desempenho em leitura e escrita. Ainda, os desempenhos dos participantes no teste CONFIAS e no teste FAS permitem estimar escolares que apresentam maior tendência de apresentar atraso escolar no processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Ronei Guaresi, UESB

Ronei Guaresi é graduado em Letras pela Universidade do Contestado, é mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Letras pela mesma universidade. Atualmente atua como pesquisador permanente nos cursos de Letras e de mestrado e doutorado em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É membro da equipe de organização da Jornada Internacional de Alfabetização, evento tradicional de divulgação de estudo na área do ensino inicial de Língua Portuguesa como língua materna. É editor-chefe da Revista Língua Nostra. Coordena o Programa de Monitoramento do aprendizado e de formação continuada de docentes do ciclo da alfabetização de ensino municipal, onde, em interação com atividades de ensino e pesquisa, desenvolve em parceria com docentes alfabetizadores práticas e ferramentas para o ciclo da alfabetização com resultados promissores até o momento, as quais servem de referência para municípios adjacentes com características socioeconômicas similares. A produção científica é organizada no âmbito do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizado Inicial Típico e Atípico da Leitura e da Escrita, no momento, com foco na identificação de preditores linguísticos, cognitivos e psicossociais de aprendizado; aquisição e aprendizado inicial em contexto típico e atípico; processamento cognitivo da leitura e da escrita; compreensão leitora; tecnologia aplicada à educação.

Edeil Reis do Espírito Santo, uesb

Edeil Reis do Espirito Santo é técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim, Professor da Rede Pública Municipal de Senhor do Bonfim (BA). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2013); possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco – Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (2009); Especialista em Avaliação pela Universidade do Estado da Bahia – Campus I (2002) e graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – Campus VII (1999). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Interações Digitais do IF Baiano, campus Serrinha (BA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Avaliação, tendo conhecimentos de ordem teórico-metodológica em questões relativas à alfabetização, no que se refere mais especificamente à apropriação do Processo de Lectoescrita pelas crianças. Desenvolveu estudo na área de Registro, Observação e Acompanhamento, numa perspectiva de Avaliação Formativa e Mediadora, bem como em relação ao modo como se dá a incorporação das Habilidades de Consciência Fonológica pelas professoras da Rede Pública Municipal de Senhor do Bonfim – BA às práticas didático-pedagógicas que desenvolvem junto às crianças do Ciclo de Alfabetização da referida Rede.

Enzzo Acacio de Andrade, uesb

Enzzo Acacio de Andrade é mestrando no Programa de Pós-graduação em Linguística – PPGLin/UESB. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Publicado

2025-01-05

Edição

Seção

Dossiê – Artigos