Sociabilidades musicais com os cotidianos ao som do blues: experienciando a ‘ciberalfabetização’

Autores

Palavras-chave:

'ciberalfabetização', múltiplas linguagens, práticas docentes

Resumo

Apresentamos um relato acerca de práticas de ‘ciberalfabetização’ ocorridas no contexto da pandemia de Covid-19. Focalizamos atividades realizadas durante os encontros online com uma turma de uma escola da rede privada do Rio de Janeiro e o dilema de professorar naquele contexto de tristeza, embalada ao som de blues. Através de táticas desenvolvidas com o digital em rede, ambientes de afeto e acolhida eram criados, mantendo assim os vínculos que permitiam se seguir esperançando.

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Biografia do Autor

Izabella Marques Corrêa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda e MESTRE EM EDUCAÇÃO pelo PROPED - Uerj (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Possui experiência profissional como professora da educação básica (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) em colégios como Pedro II, CAp- Uerj, Fundação Municipal de Educação de Niterói e escolas particulares de Niterói e do Rio de Janeiro. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestre em Educação também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (conclusão em 2013). É Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá desde 2018. Para complementar seus estudos enquanto professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atualmente é graduanda em Letras - Português - Literatura também pela Universidade Estácio de Sá. Em 2024 ingressou como pesquisadora no grupo SoCib como doutoranda em educação, contemplando estudos na área de alfabetização, multiletramentos e cibercultura.

Luciana Velloso, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ). Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também atua como docente do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) em Duque de Caxias. Líder do Grupo de Pesquisa "Sociabilidades, Cibercultura e Educação" (SoCib). Possui graduação em Pedagogia, História, Ciências Sociais e Psicologia. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Cibercultura, Novas Sociabilidades em sua relação com o uso de Tecnologias, Cultura e Consumo e sua relação com a Educação e Estudos Culturais. Autora de capítulos de livro e artigos diversos em sua área de especialização e afins.

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Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos