Musical sociabilities with everyday life to the sound of blues: experiencing 'cyberliteracy'

Authors

Keywords:

‘cyberliteracy’., multiple languages, teaching practices.

Abstract

We present a report on ‘cyberliteracy’ practices that occurred in the context of the Covid-19 pandemic. We focus on activities carried out during online meetings with a class from a private school in Rio de Janeiro and the dilemma of teaching in that context of sadness, accompanied by the sound of blues. Through tactics developed with the digital network, environments of affection and acceptance were created, thus maintaining the bonds that allowed people to continue to hope.

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Author Biographies

Izabella Marques Corrêa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda e MESTRE EM EDUCAÇÃO pelo PROPED - Uerj (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Possui experiência profissional como professora da educação básica (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) em colégios como Pedro II, CAp- Uerj, Fundação Municipal de Educação de Niterói e escolas particulares de Niterói e do Rio de Janeiro. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestre em Educação também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (conclusão em 2013). É Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá desde 2018. Para complementar seus estudos enquanto professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atualmente é graduanda em Letras - Português - Literatura também pela Universidade Estácio de Sá. Em 2024 ingressou como pesquisadora no grupo SoCib como doutoranda em educação, contemplando estudos na área de alfabetização, multiletramentos e cibercultura.

Luciana Velloso, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ). Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também atua como docente do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) em Duque de Caxias. Líder do Grupo de Pesquisa "Sociabilidades, Cibercultura e Educação" (SoCib). Possui graduação em Pedagogia, História, Ciências Sociais e Psicologia. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Cibercultura, Novas Sociabilidades em sua relação com o uso de Tecnologias, Cultura e Consumo e sua relação com a Educação e Estudos Culturais. Autora de capítulos de livro e artigos diversos em sua área de especialização e afins.

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Published

2025-05-09

Issue

Section

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos