Geografia, Cinema e Educação: Barão Geraldo por outros olhos

Autores

Palavras-chave:

pedagogia do dispositivo, Cartografia, formação de professores em Geografia

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de conclusão de curso que objetivou produzir e mobilizar novos conhecimentos acerca do distrito de Barão Geraldo, em Campinas - SP, entre licenciandos do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Campinas, a partir da pedagogia do dispositivo. Para tanto, foi proposto um exercício com a criação de imagens e sons que conseguisse desfazer um discurso e uma prática cristalizada na comunidade acadêmico-universitária com o território de Barão Geraldo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oziel Ulisses Torriani Contarato, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas

Oziel Ulisses Torriani Contarato é concluinte do curso de graduação em licenciatura e bacharelado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IG/Unicamp). Atualmente é mestrando em Geografia pela mesma instituição.

Tânia Seneme do Canto, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas

Tânia Seneme do Canto é Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, em Rio Claro - SP, tem mestrado e doutorado na área de Geografia pela mesma universidade. É professora no Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências da Unicamp. 

Referências

FÓRUM NICARÁGUA (MIGLIORIN, Cézar; GARCIA, Luiz; PIPANO, Isaac; RESENDE, Douglas). A Pedagogia do Dispositivo: Pistas para Criação com Imagens. In: LEITE, Cesar; OMELCZUK, Fernanda; REZENDE, Luiz Augusto (org). Cinema-Educação: políticas e poéticas. Macaé: Editora NUPEM. 2021.

GONÇALVES, Amanda Regina. Narrativas cartográficas e a conexão entre mapas e experiência. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 51-66, jan./jun., 2017.

KASTRUP, Virginia. A escrita cartográfica e a dimensão coletiva da experiência. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 9, p. 139–159, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.80661.

KASTRUP, Virgínia; BARROS, Laura Pozzana de. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (org.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 76-91.

MIGLIORIN, Cezar. O dispositivo como estratégia narrativa. Digitagrama: Revista Acadêmica de Cinema, 2005. Disponível em: <https://estudosaudiovisuais.files.wordpress.com/2013/04/o-dispositivo-como-estratc3a9gia-narrativa.pdf>. Acesso em: 5 out. 2024.

MIGLIORIN, Cezar.; PIPANO, Isaac; GARCIA, Luiz; GUERREIRO, Alexandre; NANCHERY, Clarissa; BENEVIDES, Frederico. Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos. 1. ed. Niterói: Editora da UFF, 2014.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015, 224 pp., ISBN: 978-85-7920-193-6.

OLIVEIRA, Juliana Pereira da Silva; FARIA, Marcelly Camacho Torteli; GUARI, Mauro Antonio; SILVA, Mônica Araújo; MELO, Rozeli Lemos; AMARAL, Sandra Regina de Freitas; CAMILO, Thayla Cristina de Souza; OLIVEIRA, Wanessa Aparecida Souza; OLIVEIRA JR, Wenceslao Machado, et al. Cadernos de dispositivos de cinema na educação infantil / Projeto “Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas”.Campinas: Programa Cinema e Educação/Secretaria Municipal de Educação, 2022.

OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado; GIRARDI, Gisele. Diferentes linguagens no ensino de geografia. In: XI Encontro Nacional De Prática De Ensino De Geografia. Goiânia, 2011. Anais do XI ENPEG, v. 1. Goiânia, 2011.

OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. Mapas em deriva: imaginação e cartografia escolar. Revista Geografares, n.12, p. 01-49, 2012.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia (org.). Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum - volume 2. Porto Alegre: Sulina, 2014.

Downloads

Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos