Experimentation Research: images and texts in composition
Keywords:
Research-experimentation; Experimental photography; Experimental vídeo; Composition.Abstract
Quem pesquisa tem algo a compartilhar. Para além das discussões teóricas em artigos acadêmicos, há pesquisas que se (des)dobram em processos de criação que resultam em performances, em instalações, em obras audiovisuais e em artes plásticas. Este ensaio explora criações artísticas em um filme experimental e em fotografias com pós-produção a fim de pontuar pensamentos sobre aquilo que consideramos mais potente na pesquisa com experimentações imagéticas e escritas: suas possibilidades de (nos) afetar. Organiza-se em composições de imagens e pensamentos escritos por e com parceiras e parceiros da filosofia da diferença e da educação, poetisas e poetas e pensadores indígenas e representantes da literatura afro-brasileira e africana.
Downloads
References
DELEUZE, Gilles. Derrames entre el capitalismo y la esquizofrenia. Traducción Equipo Editorial Cactus. Buenos Aires: Cactus, 2005.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 2006. v. 1.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil platôs capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2004. v. 3.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil platôs capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2002a. v. 4.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Ed. 34, 2002b. v. 5.
EVARISTO, Conceição. Recordar é preciso. In: EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017. p. 11
GUATTARI, Félix. As três ecologias. 21. ed. Tradução de Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 2012.
JOSHUA, Hirondina. Quando digo céu. In: JOSHUA, Hirondina. Os ângulos da casa. Maputo, Moçambique: Fundação Fernando Leite Couto, 2016. p. 83.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MACHADO, Carlos. Heraclitiano. In: BERND, Zilá (Org.). Antologia de poesia afro-brasileira: 150 anos de consciência negra no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2011. p. 242.
MARQUES, Davina; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Entre pensamentos sobre pesquisa e extensão, des-dobramentos curriculares. Revista Teias. Dossiê: É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares, v. 23, n. 71, p. 42-55, out-dez. 2022a.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70228
MARQUES, Davina; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Pesquisa e Extensão e Educação Básica: das forças que nos compõem. Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v.15, n.44, p. 146-166, maio-ago. 2022b.
DOI: https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i44p146-166
MASSUMI, Brian. Imediação ilimitada. Tradução de Sebastian Wiedemann e Susana Dias. In: DIAS, Susana Oliveira; WIEDEMANN, Sebastian; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues (org.). Conexões: Deleuze e cosmopolíticas e ecologias radicais e nova terra e... Campinas, SP: ALB/ClimaCom, 2019. p. 25-64.
PELBART, Peter Pal. A vertigem por um fio: políticas da subjetividade contemporânea. São Paulo: Iluminuras, 2000.
ROLNIK, Sueli. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
VILELA, Eugénia; BÁRCENA, Fernando. Acontecimento. In: CARVALHO, Adalberto Dias de (Coord.). Dicionário de filosofia da educação. Porto: Porto Editora, 2006. p.14-19.
WUNDER, Alik. Literaturas indígenas, educação e sonho: germinar mundos. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v. 39, n. 83, p. 141-155, 2021. DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n83p141-155.
WUNDER, Alik; MARQUES, Davina; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Pesquisa-experimentação com imagens, palavras e sons: forças e atravessamentos. Visualidades. Goiânia, v. 14, n. 1, p. 104-127, jan-jun. 2016.