Tupi or not tupi: escolarização desde o nascimento, a quem serve? Educação não é escolarização... Principalmente quando se trata da educação da pequena infância

Autores

  • Maria Letícia B. P. Nascimento Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2013v31n61p153-168

Palavras-chave:

Educação infantil, concepções de infância, culturas infantis.

Resumo

Frente à crescente institucionalização das crianças pequenas, nos centros urbanos, cabe indagar: qual é a educação infantil oferecida às crianças? A provocação contida na proposição Tupi or not tupi: escolarização desde o nascimento, a quem serve? faz percorrer dois caminhos de análise: aquele que relaciona as instituições e propostas para a pequena infância a diferentes concepções de infância e interesses; e um segundo, que levanta posições e constata a ambiguidade em relação ao que pode ser melhor para as crianças pequenas na educação infantil. O texto é finalizado com a reafirmação de que os espaços de educação infantil são o principal locus de experiência social das crianças pequenas, onde, com seus pares e com os adultos, (re)produzem culturas, constituindo a identidade dessa etapa da educação básica.

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Dossiê – Artigos