Letramentos e alfabetizações na cibercultura: crianças e jovens em rede, desafios para educação

Autores

  • Aline Weber; Edmea Santos; Mara Monteiro da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2014v32n62p59-73

Palavras-chave:

Letramento, cibercultura, educação.

Resumo

O artigo discute potenciais das tecnologias digitais e suas apropriações socioculturais por crianças e jovens na contemporaneidade. Discute características do perfil cognitivo do leitor imersivo, noções de letramento e alfabetização digital a partir de revisão de literatura e de um caso empírico vivenciado pelas autoras. Por fim, apresenta os potenciais das tecnologias digitais, mais especificamente o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS), para a instituição de práticas curriculares e formativas. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem a convergência de linguagens e mídias, o que pode potencializar práticas de letramentos e alfabetização em situações formais de aprendizagem e formação, uma vez que crianças e jovens já se apropriam direta ou indiretamente de tais potenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos