Infância, tempo e imagem: contornos para uma infância da educação

Autores

  • César Donizetti Pereira Leite Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n68p13-28

Palavras-chave:

Infância, tempo, imagem, educação

Resumo

A partir de produções imagéticas de crianças de Educação Infantil, o texto problematiza os significados da infância e as questões em torno do mito pedagógico presente na Educação Infantil. Criando algumas conexões entre as imagens produzidas pelas crianças e a perspectiva de uma “prática pedagógica” na Educação Infantil problematiza-se a ideia hegemônica de um tempo cronológico na e da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Donizetti Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho”

César Donizetti Pereira Leite é graduado em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), tem Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e dois Pós-Doutorados (FLACSO - Argentina; Universidade Complutense de Madrid - Espanha). É Livre-Docente (UNESP). É Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com pesquisa nos seguintes temas: educação, infância, cinema e produção de imagens.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2005.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros dispositivos. Chapecó,SC: Argos, 2009.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRASIL, André. Modulação/Montagem: ensaio sobre biopolítica experiência estética. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo, SP: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. A imagem tempo – cinema 2. São Paulo,SP: Brasiliense, 2007.

DELEUZE, Gilles. O que é a Filosofia. São Paulo,SP: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles. Mil platôs. São Paulo,SP: Editora 34. 2011a. v. 1.

DELEUZE, Gilles. Mil platôs. São Paulo,SP: Editora 34. 2011b. v. 2.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo,SP: Graal, 2009.

GAGNEBIN, Jeanne M. História e narração em W. Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1994.

GAGNEBIN, Jeanne M. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte; Autêntica, 2008.

KOHAN, Walter. Infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte,MG: Autêntica, 2007.

LEITE, César Donizetti Pereira. Labirinto: infância, linguagem e escola. Taubaté, SP: Cabral Editora Universitária, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004.

SKLIAR, Carlos. Fragmentos de experiencia y alteridad. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. (Ed.). Experiencia y alteridad en educación. Rosário, Argentina: Homo Sapiens Ediciones, 2010. p. 143-160.

SKRAMIN, Sônia; HONESKO, Vinícius. Apresentação. In: AGAMBEN, Giorgi. O que é o contemporâneo? Chapecó, SC: Argos, 2009. p. 07-22.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Edição

Seção

Artigos