Práticas e condições de produção de leitura: percurso biográfico de estudantes de Pedagogia

Autores

  • Áurea Regina Guimarães Tomasi Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Lúcio Alves Barros Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Sara Clementina Silva Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n68p29-43

Palavras-chave:

Práticas de leitura, formação de pedagogo, percurso leitura

Resumo

Este texto trata de parte de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer as práticas de leitura de estudantes de graduação em Pedagogia. Partiu-se do pressuposto de que sua familiaridade e seu traquejo com as práticas de leitura são fundamentais para a formação docente e para que, em um futuro próximo, eles possam formar leitores em suas práticas profissionais como pedagogos. Fundamentado principalmente na Sociologia da leitura, este estudo buscou conhecer as condições de produção das práticas de leitura no percurso biográfico, desde os primeiros contatos com a leitura em casa e na família, passando pelo ensino fundamental, até o curso de Pedagogia. Optou-se por uma metodologia qualitativa, entrevistando estudantes de três instituições de ensino superior. Constatou-se que os entrevistados consideram de grande importância as modificações que as práticas de leitura provocaram em suas vidas e na formação docente.

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Biografia do Autor

Áurea Regina Guimarães Tomasi, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Áurea Regina Guimarães Tomasi tem Graduação em Ciências Sociais (Universidade Federal de Minas Gerais), Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas à Educação (Universidade Federal de Minas Gerais), Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação (Université René Descartes, França). Atualmente é Professora na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA.

Lúcio Alves Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Lúcio Alves Barros tem Graduação em Ciências Sociais (Universidade Federal de Juiz de Fora), Mestrado em Sociologia e Doutorado em Ciências Humanas (Universidade Federal de Minas Gerais). Atualmente é professor e vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Sara Clementina Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Sara Clementina Silva tem Graduação em Pedagogia (Universidade do Estado de Minas Gerais), Especialização em Psicopedagogia (Universidade Castelo Branco), Mestrado em Educação (Universidade do Estado de Minas Gerais). Atualmente é professora aposentada da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

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Publicado

2017-01-31

Edição

Seção

Artigos