Literatura na Educação Infantil: modos de trabalho com textos e possibilidades do desenvolvimento da capacidade criativa

Autores

  • Larissa Elizabeth Barros Brito Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
  • Maria S. Pinto de Moura Librandi da Rocha Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n68p45-64

Palavras-chave:

Literatura infantil, educação infantil, capacidade criadora

Resumo

Apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida junto a uma turma de Educação Infantil, com objetivo de investigar as formas de trabalho pedagógico com a literatura infantil, perscrutando seus possíveis efeitos no desenvolvimento da capacidade criativa das crianças. A pesquisa foi realizada através dos seguintes procedimentos metodológicos: (i) entrevistas semiestruturadas com a professora da turma e com a bibliotecária da escola; (ii) observação das leituras de histórias; e (iii) entrevista semiestruturada em grupo com as crianças. Todos os procedimentos foram videofilmados; parte das entrevistas com as crianças foi também audiogravada. As análises realizadas foram qualitativas, com especial destaque para o material empírico produzido nas entrevistas com as crianças, contrastado com as (im)possibilidades de desenvolvimento criativo a partir do trabalho com apostilas. Os resultados apontam para distintas formas de elaboração das crianças sobre e a partir de histórias narradas e permitem identificar práticas pedagógicas e o lugar da literatura infantil nas escolas.

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Biografia do Autor

Larissa Elizabeth Barros Brito, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Larissa Elizabeth de Barros Brito é graduada em Educação Artística (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) e em Pedagogia (Faculdade Max Planck) e mestre em Educação (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Atualmente é professora de arte no Colégio Renovação, no Colégio Rodin e na Escola Algodão Doce. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente como arte educadora.

Maria S. Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da Rocha possui Graduação em Psicologia e Graduação em Licenciatura em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Tem aprimoramento em Psicopedagogia (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto), Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e Pós-Doutorado em Psicologia e Educação (Universidade de Barcelona). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, em que são desenvolvidos trabalhos na Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento psicológico infantil, funções psicológicas superiores, atividade lúdica, alfabetização e letramento, relacionando-os com práticas pedagógicas e formação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais).

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Publicado

2017-01-31

Edição

Seção

Artigos