Reflexões sobre educação escolar quilombola

Autores

  • Max Silva da Rocha Universidade Estadual de Alagoas, Palmeira dos Índios, AL, Brasil.
  • José Bezerra da Silva Faculdade São Tomás de Aquino, Palmeira dos Índios, AL, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n68p79-91

Palavras-chave:

Educação quilombola, Banco Mundial, neoliberalismo

Resumo

Este artigo comenta a incipiente Educação Escolar Quilombola, reflete sobre suas características e os seus beneficiados. Evidencia também a ingerência do Banco Mundial nesse modelo de educação, cujo projeto se direciona aos países periféricos, pois visa fortalecer basicamente o Ensino Fundamental, priorizando os atos de ler, escrever e contar. Dessa forma, esse projeto de educação escolar se fundamenta na lógica do capital, substituindo o confronto de classes por formas sociais conciliatórias, capazes de reforçar a sociabilidade consensual apregoada pelo neoliberalismo, em que se destacam como bandeira de luta somente a obtenção da cidadania e a participação democrática, mas sem romper com o sistema. Ver-se-á também ser possível ao professor/a de aluno quilombola ressignificar as elaborações sobre a Educação Escolar Quilombola, fazendo que esse modelo de educação contribua no processo de lutas e de melhorias locais, sem perder de vista a possibilidade de visualizar uma sociedade plenamente emancipada.

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Biografia do Autor

Max Silva da Rocha, Universidade Estadual de Alagoas, Palmeira dos Índios, AL, Brasil.

Max Silva da Rocha é graduando do Curso de Letras - Português e suas literaturas (Universidade Estadual de Alagoas) e faz também Especialização em Linguística Aplicada na Educação (Universidade Candido Mendes e Instituto Prominas). É bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UNEAL, integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Retórica (CNPq), liderado pela Professora Doutora Maria Francisca Oliveira Santos (UFAL/UNEAL).

José Bezerra da Silva, Faculdade São Tomás de Aquino, Palmeira dos Índios, AL, Brasil.

José Bezerra da Silva é graduado em Direito (Centro de Estudos Superiores de Maceió) e em Filosofia (Faculdade Santo Tomás de Aquino). Tem Especialização em Educação Ambiental (Universidade Federal de Alagoas e Instituto Lagoa Viva) e Mestrado em Educação (Universidade Federal de Alagoas). Atualmente é professor do Curso de Filosofia da Faculdade Santo Tomás de Aquino e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Ontologia Marxiana. Pesquisa Educação Escolar Quilombola e o ensino de Filosofia no nível médio.

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Publicado

2017-01-31

Edição

Seção

Artigos