Bases e fundamentos legais para a discussão de gênero e sexualidade em sala de aula

Autores

  • Alex Barreiro Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
  • Fernando Henrique Martins Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi Guaçu, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n68p93-106

Palavras-chave:

Gênero, sexualidade, educação, pós-colonialismo

Resumo

Este artigo é resultado de uma série de levantamentos realizados em diversas documentações, como: Leis de Diretrizes e Bases da Educação, resoluções emitidas pelo Conselho Nacional de Educação; legislações da área educacional brasileira e também artigos da Constituição Federal, concedendo bases e fundamentos legais para que as discussões de gênero e sexualidade sejam desenvolvidas por professoras/es através de atividades e propostas pedagógicas diferenciadas. Busca-se por meio da crítica cultural e dos dispositivos legislativos produzidos ao longo das últimas décadas no país, questionar as recentes decisões tomadas pelas câmaras municipais brasileiras, retirando e, em alguns casos, proibindo que as discussões de gênero e sexualidade sejam tratadas no âmbito institucional da educação pública. Para isso, recorreremos aos estudos e teorias pós-estruturalistas, enfatizando que a inserção das discussões de gênero e sexualidades nas escolas podem ser compreendidas como importantes medidas educativas para a desconstrução da colonialidade do ser e do saber.

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Biografia do Autor

Alex Barreiro, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Alex Barreiro é Bacharel e Licenciado em História (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), com especialização em História, Sociedade e Cultura (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). É Mestre e doutorando em Educação (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é docente nos cursos de História e Pedagogia das Faculdades Integradas Maria Imaculada - e professor da rede pública municipal de Mogi Guaçu/SP.

Fernando Henrique Martins, Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi Guaçu, SP, Brasil.

Fernando Henrique Martins é Graduado em História (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), com Especialização em História Social (Faculdades Integradas Maria Imaculada).

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Publicado

2017-01-31

Edição

Seção

Artigos