O trabalho pedagógico e a alfabetização: práticas e possibilidades

Autores

  • Mariana Luzia Corrêa Thesing Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n68p123-135

Palavras-chave:

Alfabetização, práticas pedagógicas, leitura

Resumo

O processo de alfabetização inicial, em atividades contextualizadas, favorece a formação de leitores e escritores. Este texto, a partir de uma pesquisa bibliográfica (Marconi & Lakatos, 2003), discute a importância de atividades contextualizadas no processo de alfabetização na escola, tendo em vista o uso social da leitura e da escrita. Apresenta, no decorrer do texto, algumas proposições a serem realizadas nas classes iniciais escolares, voltadas à aprendizagem da leitura e da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Luzia Corrêa Thesing, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Mariana Luzia Corrêa Thesing é graduada em Pedagogia (Universidade Federal de Santa Maria), com Especialização em Atendimento Educacional Especializado (Universidade Estadual de Maringá) e Especialização em Gestão do Cuidado: para uma escola que protege (Universidade Federal de Santa Catarina). Tem Mestrado em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa de Educação Especial. Tem experiência como professora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do ensino de disciplinas pedagógicas e supervisão de estágio em curso de formação de professores.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Lingüística. São Paulo: Editora Scipione, 2003.

EBERT, Síntia Lúcia Faé. A relação letramento e gêneros textuais na alfabetização de jovens e adultos. Cadernos FAPA, Porto Alegre, Número Especial VI Fórum FAPA, p. 07-13, 2007. Disponível em: <http://www.fapa.com.br/cadernosfapa/artigos/edicaoSPforum07/artigo2.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2013.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. Tradução Horácio Gonzales et al. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Alfabetização e Cultura Escrita. Revista Nova Escola. São Paulo, Edição nº 162, maio, 2003, p. 30. Disponível em: <http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/emiliaferreiro_novaescola162.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

PICOLLI, Luciana. Práticas escolares de letramento e gêneros textuais: interlocuções e implicações pedagógicas. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 4., 2009, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2009a. p.01-17. Disponível em: <http://www.ucs.br/ucs/tplSiget/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/textos_autor/arquivos/praticas_escolares_de_letramento_e_generos_textuais_interlocucoes_e_implicacoes_pedagogicas.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2013.

______. Prática pedagógica nos processos de alfabetização e letramento: análises a partir dos campos da sociologia e da linguagem. Porto Alegre, 2009. 238 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009b.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, nº 25, p.05-17, Jan/Fev/Mar/Abr 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2016.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Edição

Seção

Artigos