O ensino de leitura na perspectiva do professor e pesquisador Chistophe Ronveaux

Autores

  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n68p155-166

Resumo

O ensino de leitura na perspectiva do professor e pesquisador Chistophe Ronveaux

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Inês Wittke, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Cleide Inês Wittke é doutora em Linguística Aplicada pela PUC-RS, com estágio de doutoramento-sanduíche em Transposição Didática na Universidade Paul Verlaine, em Metz-França. É professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e atua no Centro de Letras e Comunicação. No ano de 2015, realizou pesquisa de pós-doutoramento sobre a Formação Inicial e Continuada do Professor de Línguas, com base na Didática das Línguas e na Transposição Didática, na Universidade de Genebra. Coordena o projeto de pesquisa intitulado: “O texto/gênero textual como objeto de estudo no ensino de língua: estratégias para desenvolver a capacidade leitora e seus efeitos na expressão escrita”. Seus trabalhos estão centrados em temas como ensino de línguas; formação inicial e continuada de professores; estratégias de leitura, de produção escrita e oral e de ensino de gramática; modelização de gêneros textuais e sequências didáticas; análise e produção de material didático. Entre os vários artigos publicados em periódicos e colóquios, XXXX também publicou três livros: Ensino de língua materna: PCNs, gramática e discurso (2007), O efeito discursivo da descrição escolar em manuais de língua estrangeira (2011) e Ensino de língua e formação docente. Reflexão teórica e diálogo com professores (2015).

Downloads

Publicado

2017-01-31

Edição

Seção

Entrevistas