Da implicância à implicação: possibilidades de ocupação da posição de professor no ensino de escrita

Autores

  • Carla Nunes Vieira Tavares Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n69p73-86

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores, escrita

Resumo

A partir da análise de um relato de experiência docente, este artigo objetiva discutir saídas para o discurso de vitimização que caracteriza a ocupação da posição de professor de línguas, em especial no que diz respeito à escrita. Com base na mobilização de algumas noções da psicanálise lacaniana, a formação e o processo de ensino-aprendizagem são abordados, de modo a reivindicar que a transmissão do saber implique o investimento subjetivo, sendo impulsionada pela transferência. As considerações da análise do relato apontam que uma maior implicação na posição de professor estaria na dependência de uma relação criativa entre sujeito e saber, possibilitando ao docente abrir mão de um discurso de vitimização para assumir uma postura inventiva e responsável sobre a posição de professor.

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Biografia do Autor

Carla Nunes Vieira Tavares, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Carla Nunes Vieira Tavares é doutora em Linguística Aplicada (Universidade Estadual de Campinas) e em Ciências da Linguagem (Université de Franche-Conté, França). É professora no curso de Letras – Licenciatura Inglês e Literaturas – da Universidade Federal de Uberlândia. Coordena o projeto de pesquisa “Ensino-aprendizagem de línguas: relações com o saber na contemporaneidade” e participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Linguagem e Subjetividade (GELS), cadastrado no CNPq. Interessa-se pelo ensino-aprendizagem de línguas, pela formação de professores e, em especial, pelos efeitos na posição sujeito do atravessamento da subjetividade na linguagem.

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Publicado

2017-05-16

Edição

Seção

Artigos