Da noção de subjetividade de Benveniste à leitura como ato enunciativo

Autores

  • Carina Fior Postingher Balzan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS, Brasil. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n69p87-102

Palavras-chave:

Leitura, subjetividade, teoria da enunciação

Resumo

O propósito deste artigo é, a partir da noção de subjetividade pensada por Émile Benveniste, abordar a leitura como um ato enunciativo. A reflexão teórica construída, com base nos artigos de Benveniste e em estudiosos da teoria da enunciação, como Flores, Barbisan, Teixeira e Normand, permite associar a leitura ao ato do sujeito que, de maneira individual, mobiliza a língua para enunciar-se. A subjetividade, na atividade da leitura, apresenta-se como a capacidade do leitor/locutor de apropriar-se da língua e atualizá-la, reconstituindo sentidos e posicionando-se no discurso como sujeito que diz eu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Fior Postingher Balzan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS, Brasil. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil.

Carina Fior Postingher Balzan é graduada em Letras – Língua Portuguesa (Universidade de Caxias do Sul), tem Mestrado em Letras e Cultura Regional (Universidade de Caxias do Sul) e está cursando Doutorado em Letras (Universidade de Caxias do Sul/Centro Universitário Ritter dos Reis). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Bento Gonçalves. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura, com pesquisa nos seguintes temas: leitura, formação de leitores e práticas culturais.

Referências

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Campinas, SP: Pontes, 1995.

______. Problemas de linguística geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989.

FLORES, Valdir do Nascimento. Introdução à teoria enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.

FLORES, Valdir do Nascimento; BARBISAN, Leci Borges. Sobre Saussure, Benveniste e outras histórias da linguística. Apresentação. In: NORMAND, Claudine. Convite à linguística. Org. de Valdir do Nascimento Flores e Leci Borges Barbisan. São Paulo: Contexto, 2009. p. 7-22.

FLORES, Valdir do Nascimento; TEIXEIRA, Marlene. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.

______. Saussure, Benveniste e a teoria do valor: do valor e do homem na língua. Letras & Letras, Uberlândia, n. 25, jan./jun. 2009, p. 73-84. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/104943/000939270.pdf?sequence=1>. Acesso em: 19 jul. 2016.

FLORES, Valdir do Nascimento et al. Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009. Disponível em: <https://ucsvirtual.ucs.br>. Acesso em: 19 jul. 2016.

NORMAND, Claudine. Saussure-Benveniste. In: ______. Convite à linguística. Org. de Valdir do Nascimento Flores e Leci Borges Barbisan. São Paulo: Contexto, 2009. p. 197-204.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Edição

Seção

Artigos