Um estudo sobre Compêndio de literatura infantil: para o 3o ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2011v29n56p52-59Palavras-chave:
Ensino da literatura infantil, formação de professores, Compêndio de literatura infantil, Bárbara Vasconcelos de Carvalho, história da Educação.Resumo
Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino da literatura infantil nos cursos normais no Brasil, apresentam -se resultados da análise da configuração textual de Compêndio de literatura infantil: para o 3o ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho (1915 -2008). Os resultados obtidos com essa análise têm propiciado constatar que esse manual de ensino foi o primeiro do gênero publicado no Brasil e nele se encontra um conjunto de saberes relativos à literatura infantil, considerados necessários para a formação do professor primário, que foram sendo gradativamente estruturados, de acordo com os programas oficiais de ensino, e contribuíram para a constituição da literatura infantil como disciplina dos cursos normais primários no Brasil.