Escola e leitura: Carlos Drummond de Andrade no livro didático

Autores

  • Maria Amélia Dalvi

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2012v30n58p52-59

Palavras-chave:

Livro didático, ensino de literatura, Ensino Médio.

Resumo

Apresenta‑se o resultado de uma pesquisa bibliográfica em que se analisou um livro didático de língua portuguesa e literatura para o Ensino Médio, publicado recentemente no Brasil, tendo como recorte a poesia de Carlos Drummond de Andrade. O estudo fundamentou‑se teórica e metodologicamente no pensamento de Roger Chartier, e concluiu que as representações culturais são matrizes de discursos e de práticas de leitura às quais interessa a didatização do mundo. Nosso trabalho se insurge contra o apagamento da dimensão de prática (e, portanto, de atividade) que toda leitura encerra, tendo em vista a proposição de objetos culturais que materializem representações menos lineares, monolíticas e homogêneas do mundo, subvertendo, assim, as visões hegemônicas de leitura, literatura e materiais didáticos.

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