Nas margens do (con)texto: Projeto Agente de Leitura atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social

Autores

  • Naylane Araújo Matos Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
  • Denise Dias de Carvalho Sousa Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p85-99

Palavras-chave:

Projeto de leitura, PNLL, famílias em situação de vulnerabilidade social

Resumo

Este trabalho visa apresentar e discutir o projeto Agente de Leitura, uma iniciativa de fomento à leitura entre famílias em situação de vulnerabilidade social no estado da Bahia, mais especificamente na cidade de Serrolândia. Tal iniciativa contempla o segundo eixo estipulado pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL): Fomento à leitura e à formação de mediadores. Esta pesquisa, em cujo projeto uma das pesquisadoras se envolveu de forma sistemática e permanente, tem cunho participativo. Embora seja uma iniciativa significativa, o projeto apresenta problemas que comprometem sua execução e eficácia e, assim como outros projetos de fomento à leitura, se não for consolidado como política pública, haverá sempre o risco de descontinuidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naylane Araújo Matos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Naylane Araújo Matos é graduada em Letras – Língua Inglesa e Literaturas (Universidade do Estado da Bahia), é mestranda em Estudos da Tradução (Universidade Federal de Santa Catarina). Tem experiência nas áreas de Letras e Tradução, com ênfase em: leitura e formação de leitores, literatura e ensino de língua inglesa, tradução cultural, tradução feminista e pós-colonial, crítica literária feminista. É bolsista Capes e membro do grupo de pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (Universidade do Estado da Bahia).

Denise Dias de Carvalho Sousa, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, BA, Brasil

Denise Dias de Carvalho Souza é graduada em Letras com Inglês (Universidade do Estado de Bahia), tem Mestrado em Estudo de Linguagens (Universidade do Estado da Bahia) e Doutorado em Letras – Teoria da Literatura (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). É professora/pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiências nas áreas de ensino (Língua Portuguesa, Práticas Discursivas, Leitura, Teoria da Literatura, Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia do Trabalho Científico, Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa) e extensão (Contação de Histórias, Produção Textual e Avaliação). É líder do grupo de pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (Universidade do Estado da Bahia).

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Assistência Social. Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 nov. 2009.

CHARTIER, Anne-Marie. A leitura e sua aprendizagem. In: MARIE, Hugo; WALTY, Ivete; VERSIANI, Zélia (Org.). Ensaios sobre a leitura. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2005. 228 p. p. 47-67.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. 139 p.

COSTA, Marta Morais da. Sempreviva, a leitura. Curitiba: Aymará, 2009. 158 p.

JOVER-FALEIROS, Rita. Sobre o prazer e o dever ler: figurações de leitores e modelos de ensino da literatura. In: DALVI, Maria Amélia et al. (Org.) Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013. 166 p. p 113-144.

MARIANI, Bethania S. C. Leitura e condição do leitor. In: YUNES, Eliana (Org.). Pensar a leitura: complexidade. São Paulo: Loyola, 2002. 178p. p. 107-109.

MARQUES NETO, José Castilho (Org.). PNLL: textos e história. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 340p.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. A leitura na formação e atuação do professor da Educação Básica. In: MARIE, Hugo; WALTY, Ivete; VERSIANI, Zélia (Org.). Ensaios sobre a leitura. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2005. 228 p. p. 15-32.

PERINI, Mário A. Pelos caminhos da perplexidade: uma receita para ler sem entender. In: MARIE, Hugo; WALTY, Ivete; VERSIANI, Zélia (Org.). Ensaios sobre a leitura. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2005. 228 p. p. 33-46.

PESSOA, Fernando. Tabacaria e outros poemas. RJ: Ediouro, 1996. 112 p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 304 p.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 124 p.

YUNES, Eliana. Elementos para uma história da interpretação. In: YUNES, Eliana (Org.). Pensar a leitura: complexidade. São Paulo: Loyola, 2002. 178p. p. 97-103.

WOOLF, Virginia. The common reader. In: The common reader - First Series. 1925. Disponível em: <http://gutenberg.net.au/ebooks03/0300031h.html#C00>. Acesso em: 10 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2017-10-22

Edição

Seção

Artigos