Nas margens do (con)texto: Projeto Agente de Leitura atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social

Autori

  • Naylane Araújo Matos Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
  • Denise Dias de Carvalho Sousa Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p85-99

Parole chiave:

Projeto de leitura, PNLL, famílias em situação de vulnerabilidade social

Abstract

Este trabalho visa apresentar e discutir o projeto Agente de Leitura, uma iniciativa de fomento à leitura entre famílias em situação de vulnerabilidade social no estado da Bahia, mais especificamente na cidade de Serrolândia. Tal iniciativa contempla o segundo eixo estipulado pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL): Fomento à leitura e à formação de mediadores. Esta pesquisa, em cujo projeto uma das pesquisadoras se envolveu de forma sistemática e permanente, tem cunho participativo. Embora seja uma iniciativa significativa, o projeto apresenta problemas que comprometem sua execução e eficácia e, assim como outros projetos de fomento à leitura, se não for consolidado como política pública, haverá sempre o risco de descontinuidade.

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Biografie autore

Naylane Araújo Matos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Naylane Araújo Matos é graduada em Letras – Língua Inglesa e Literaturas (Universidade do Estado da Bahia), é mestranda em Estudos da Tradução (Universidade Federal de Santa Catarina). Tem experiência nas áreas de Letras e Tradução, com ênfase em: leitura e formação de leitores, literatura e ensino de língua inglesa, tradução cultural, tradução feminista e pós-colonial, crítica literária feminista. É bolsista Capes e membro do grupo de pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (Universidade do Estado da Bahia).

Denise Dias de Carvalho Sousa, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, BA, Brasil

Denise Dias de Carvalho Souza é graduada em Letras com Inglês (Universidade do Estado de Bahia), tem Mestrado em Estudo de Linguagens (Universidade do Estado da Bahia) e Doutorado em Letras – Teoria da Literatura (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). É professora/pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiências nas áreas de ensino (Língua Portuguesa, Práticas Discursivas, Leitura, Teoria da Literatura, Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia do Trabalho Científico, Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa) e extensão (Contação de Histórias, Produção Textual e Avaliação). É líder do grupo de pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (Universidade do Estado da Bahia).

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Pubblicato

2017-10-22

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Sezione

Artigos