O trabalho com leitura em um sexto ano do ensino fundamental: limites e possibilidades

Autores

  • Thiago Moura Camilo Centro de Ensino Superior de São Gotardo, São Gotardo, MG, Brasil
  • Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p101-116

Palavras-chave:

Linguagem, texto, leitura, interlocução, cotejamento

Resumo

Este artigo é o recorte de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os processos de mediação dos professores das diversas áreas do conhecimento – Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática – na promoção leitora dos alunos de um sexto ano do ensino fundamental, anos finais– eleitas as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. A pesquisa inseriu-se no contexto de uma investigação financiada pelo CNPq/CAPES, com o duplo objetivo de compreender as elaborações dos professores para o trabalho com a leitura e os aspectos relativos à formação de leitores e escritores na escola básica. Teoricamente, assumiu-se a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, tal qual formulada por Vigotski (1998, 2008), articulada à perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin (1997, 2009). Evidenciou-se a promoção da leitura em sala de aula, com a predominância de práticas cujos fins e modos se voltaram para as especificidades de cada disciplina, e não possibilitaram a compreensão, o comentário, a réplica, a interlocução e o cotejo entre textos. Esse modo de conceber a leitura evidenciou uma concepção de linguagem voltada para busca de informações no texto, em detrimento do processo de interação entre os sujeitos.

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Biografia do Autor

Thiago Moura Camilo, Centro de Ensino Superior de São Gotardo, São Gotardo, MG, Brasil

Thiago Moura Camilo é graduado em Letras Português/Inglês (Universidade Estadual de Goiás), tem Mestrado em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba), é pesquisador e cursa Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professor no Centro de Ensino Superior de São Gotardo e na Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena, em São Gotardo, MG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, com pesquisa nos seguintes temas: leitura, linguagem, educação e mediação.

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, SP, Brasil

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto é graduada em Pedagogia (Universidade Metodista de Piracicaba), tem Mestrado em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora/pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas – Grupo de Pesquisa ALLE-AULA. Tem experiência na área de Educação com pesquisa nos seguintes temas: alfabetização, leitura, produção de textos, linguagem, mediação pedagógica, formação de professores.

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Publicado

2017-10-22

Edição

Seção

Artigos