O trabalho com leitura em um sexto ano do ensino fundamental: limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p101-116Palabras clave:
Linguagem, texto, leitura, interlocução, cotejamentoResumen
Este artigo é o recorte de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os processos de mediação dos professores das diversas áreas do conhecimento – Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática – na promoção leitora dos alunos de um sexto ano do ensino fundamental, anos finais– eleitas as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. A pesquisa inseriu-se no contexto de uma investigação financiada pelo CNPq/CAPES, com o duplo objetivo de compreender as elaborações dos professores para o trabalho com a leitura e os aspectos relativos à formação de leitores e escritores na escola básica. Teoricamente, assumiu-se a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, tal qual formulada por Vigotski (1998, 2008), articulada à perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin (1997, 2009). Evidenciou-se a promoção da leitura em sala de aula, com a predominância de práticas cujos fins e modos se voltaram para as especificidades de cada disciplina, e não possibilitaram a compreensão, o comentário, a réplica, a interlocução e o cotejo entre textos. Esse modo de conceber a leitura evidenciou uma concepção de linguagem voltada para busca de informações no texto, em detrimento do processo de interação entre os sujeitos.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
______. Estética da criação verbal. 6. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
CHARTIER, A. M. Leitura escolar – entre pedagogia e sociologia. Tradução de Andréa Daher. Revista Brasileira de Educação – ANPED, São Paulo, p.17-52, set./dez. 1995.
______. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: UNESP, [1998].
______. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
______. Os modos contraditórios da leitura entre formação e consumo. Da alfabetização à cultura de massa. Tradução de Maria Helena Câmara Bastos. História da Educação – ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n.13, p. 35-49, abr. 2003.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino. Exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
______. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______. (Org.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LAJOLO, M. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, R. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 10. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991.
OLIVEIRA, M. K. de. Escolarização e organização do pensamento. Revista Brasileira de Educação – ANPED, São Paulo, v. 3, p. 97-102, set./dez. 1996.
______. Escolarização e desenvolvimento do pensamento: a contribuição da Psicologia histórico-cultural. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.4, n. 10, p. 23-34, set./dez. 2003.
OMETTO, C. B. C. N. A leitura no processo de formação de professores: um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos de Língua Portuguesa, do curso de Pedagogia. 2010, 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
ORLANDI, E. P. A produção da leitura e suas condições. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, ano 2, n. 1, p. 20-25, abr. 1983.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE/ CENP, 2004.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.
SILVA, L. L. M. da. ... Pra que a gente lê? ... Para aprender a lição. Perspectiva – CED, Florianópolis, n. 1, v. 4, p. 15-26, jan./dez. 1985.