Por um modo de vida alegre

Renata Ferreira da Silva

Resumo


Este texto arrisca pensar uma dimensão ética, entendida como modo de vida, como modo de existência dado na política de relações que experimentamos. Spinoza e Deleuze são afetos que norteiam um pequeno percurso filosófico concatenando corpo, alegria e potência de agir numa dimensão ética da educação. Aqui já não podemos nos amarrar mais a nenhum discurso salvacionista para a educação, a nenhum futuro que nos permita experimentar a alegria. Defende-se ativar nossas potências agora.

Palavras-chave


Corpo; potência; ética; educação; alegria

Texto completo:

PDF

Referências


BOVE, Laurent. Potência e prudência de uma vida como singularidade em Espinosa. In.: ______. Espinosa e a psicologia social: ensaios de ontologia política e antropogenêse. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 63-76.

COMENIUS. Didática Magna. Tradução de Ivone Castilho. Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002

CORAZZA, Sandra Mara. Por que somos tão tristes. In: Currículo na contemporaneidade, 2008, Brusque. Conferência na Formação Continuada. Brusque, SC: UNIFEBE - Centro Universitário de Brusque, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2017.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. Espinosa, filosofia prática. Tradução de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução de Claudia Sant’Anna Martins. Revisão de tradução. Revisão de tradução Renato Ribeiro, São Paulo: Brasiliense, 2005.

GARCIA, Wladimir A. da Costa. Ética e Método. In: SOUZA, Ana Claudia de; GARCIA, Wladimir A. da Costa. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich. O anticristo: ensaio de uma crítica ao cristianismo. Tradução de André Díspore Cancian. Fonte digital. Ateus.net, 2002. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2017.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução e notas de Tomaz Tadeu. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leitura: Teoria & PráticaAssociação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X