Por um modo de vida alegre

Auteurs-es

  • Renata Ferreira da Silva Universidade Federal de Tocantins, Palmas, TO, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p147-157

Mots-clés :

Corpo, potência, ética, educação, alegria

Résumé

Este texto arrisca pensar uma dimensão ética, entendida como modo de vida, como modo de existência dado na política de relações que experimentamos. Spinoza e Deleuze são afetos que norteiam um pequeno percurso filosófico concatenando corpo, alegria e potência de agir numa dimensão ética da educação. Aqui já não podemos nos amarrar mais a nenhum discurso salvacionista para a educação, a nenhum futuro que nos permita experimentar a alegria. Defende-se ativar nossas potências agora.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Renata Ferreira da Silva, Universidade Federal de Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Renata Ferreira da Silva é atriz, graduada em Licenciatura em Artes Cênicas (Universidade Estadual de Santa Catarina). Tem Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina). É professora/pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de processos criativos em pedagogia do teatro com pesquisas nos seguintes temas: mímica e teatro físico, filosofia da diferença, educação, ficção e formação de professores.

Références

BOVE, Laurent. Potência e prudência de uma vida como singularidade em Espinosa. In.: ______. Espinosa e a psicologia social: ensaios de ontologia política e antropogenêse. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 63-76.

COMENIUS. Didática Magna. Tradução de Ivone Castilho. Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002

CORAZZA, Sandra Mara. Por que somos tão tristes. In: Currículo na contemporaneidade, 2008, Brusque. Conferência na Formação Continuada. Brusque, SC: UNIFEBE - Centro Universitário de Brusque, 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/267784814_Por_que_somos_tao_tristes>. Acesso em: 20 ago. 2017.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. Espinosa, filosofia prática. Tradução de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução de Claudia Sant’Anna Martins. Revisão de tradução. Revisão de tradução Renato Ribeiro, São Paulo: Brasiliense, 2005.

GARCIA, Wladimir A. da Costa. Ética e Método. In: SOUZA, Ana Claudia de; GARCIA, Wladimir A. da Costa. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich. O anticristo: ensaio de uma crítica ao cristianismo. Tradução de André Díspore Cancian. Fonte digital. Ateus.net, 2002. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/anticristo.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2017.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução e notas de Tomaz Tadeu. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2017-10-22

Numéro

Rubrique

Artigos