Audiolivro: um suporte para a educação literária

Autores

  • Maria Salete Daros de Souza Souza
  • Rubia Aparecida Celva
  • Vanessa Helvadjian

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2010v28n55p28-36

Palavras-chave:

Audiolivro, literatura, formação de leitores.

Resumo

Introduzir o audiolivro como suporte para a educação literária dos alunos é o propósito deste estudo. O audiolivro, ou livro falado, está sendo descoberto aos poucos no Brasil. Dados revelam que a competência leitora é ainda frágil entre crianças e jovens brasileiros e que o gosto de ler literatura ainda não é um dado cultural em nosso país. Com o objetivo de atrair e despertar o interesse dos alunos para a leitura, incluímos o audiolivro na metodologia de trabalho. Desenvolvido com alunos de quinta série do Ensino Fundamental de uma escola municipal, o projeto comprova resultados bastante animadores e conclui que esse novo suporte pode ser usado com sucesso em aulas de leitura e de literatura. A proposta enseja contato com gêneros textuais diversos, impressos e/ou eletrônicos, e propicia novas circunstâncias de leitura, estendendo o universo da metodologia das aulas de Língua Portuguesa para além do suporte de papel.

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