Práticas de leitura na família e na escola
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2012v30n58p60-66Palavras-chave:
Linguagem, família, aprendizagem.Resumo
A partir da ideia de que a família é um dos elementos principais na inserção da criança na cultura letrada, o presente trabalho estudou as relações da família com as práticas de leitura/escrita, no contexto de um grupo de crianças com queixas de dificuldades escolares que frequentam um serviço de fonoaudiologia. Pretendeu‑se conhecer as atitudes da família e sua visão sobre a escrita, por meio da análise dos encontros realizados semanalmente, no mesmo horário em que as crianças participavam dos grupos de leitura e escrita. Foram conduzidas dezessete sessões de uma hora cada. A análise considerou os discursos dos sujeitos durante os encontros e os registros em diário de campo. Foi possível concluir que os encontros permitiram a emergência de experiências pessoais com a leitura/escrita e de sentimentos relacionados a elas, assim como mudanças na compreensão das dificuldades que as crianças enfrentam na aquisição da leitura e da escrita.