Leitura, escrita e livro: determinantes de práticas culturais e desenvoltura social
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2010v28n55p48-54Palavras-chave:
Práticas de leitura, cultura escrita, escola e livros.Resumo
Neste artigo, busca-se discutir a importância da leitura, da escrita e do livro no desempenho do sujeito leitor em sociedade. Essa discussão procura situar o papel desses elementos no tempo e no espaço social e delinear como essas práticas culturais de leitura e de escrita, aliadas ao suporte livro, podem determinar a desenvoltura do sujeito, quando capaz de acessar essas tecnologias eficazmente. Os resultados esperados situam-se na derrubada de aspectos superficiais e de senso comum acerca da leitura, do livro e da escrita, contribuindo para a ampliação das discussões sobre esses temas. Espera-se ampliar o debate que já vem sendo desenvolvido no âmbito educacional sobre leitura, livro e escrita, além da análise da relação resultante da desenvoltura do sujeito na sociedade e das suas habilidades de leitura e de escrita.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel
Lahud et al. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São
Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBOSA, R. L. L. Dificuldades de leitura. A busca da chave do segredo.
São Paulo: Arte & Ciência, 1998.
______. A construção do “herói”. Leitura na escola. Assis 1920/1950. São
Paulo: Editora Unesp, 2001.
______ (Org.). Formação de educadores. Desafios e perspectivas. São
Paulo. Editora Unesp, 2003.
BOURDIEU, P. (Coord.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.
CHARTIER, R. A história cultural. Entre práticas e representações.
Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand do
Brasil, 1990.
______. A aventura do livro do leitor ao navegador. Tradução de
Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Editora Unesp,
FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Tradução de Bruno Vharles
Magne. Porto Alegre: Artmed, 1994.
MANGUEL, A. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das
Letras, 1997.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Tradução de Antonio Chelini
et al. São Paulo: Cultrix, 1999.
SILVA, L. L. M. et al. A escolarização do leitor. A didática da leitura.
Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. (Série Novas Perspectivas).