Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético

Autores

  • Fernando José Fraga de Azevedo Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Lilane Maria de Moura Chagas Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
  • Jilvania Lima dos Santos Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p15-30

Palavras-chave:

poesia, literatura, ensino

Resumo

Neste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor iniciante, texto poético e leitor experiente.

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Biografia do Autor

Fernando José Fraga de Azevedo, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Fernando José Fraga de Azevedo é Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho, do Instituto de Educação, Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança.

Lilane Maria de Moura Chagas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Lilane Maria de Moura Chagas é Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, do Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia do Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino Fundamental e Educação Infantil, atuando principalmente nos temas: formação do leitor, literatura infantil, narrativas cotidianas e literárias, alfabetização, letramento, didática.

Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Jilvania Lima dos Santos Bazzo é Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, do Centro de Ciências da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Metodologia do Ensino. Tem experiência em Formação de Professores, atuando e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: educação e linguagem, literatura e ensino.

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Publicado

2019-05-15

Edição

Seção

Artigos