Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético

Authors

  • Fernando José Fraga de Azevedo Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Lilane Maria de Moura Chagas Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
  • Jilvania Lima dos Santos Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p15-30

Keywords:

poesia, literatura, ensino

Abstract

Neste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor iniciante, texto poético e leitor experiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando José Fraga de Azevedo, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Fernando José Fraga de Azevedo é Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho, do Instituto de Educação, Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança.

Lilane Maria de Moura Chagas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Lilane Maria de Moura Chagas é Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, do Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia do Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino Fundamental e Educação Infantil, atuando principalmente nos temas: formação do leitor, literatura infantil, narrativas cotidianas e literárias, alfabetização, letramento, didática.

Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Jilvania Lima dos Santos Bazzo é Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, do Centro de Ciências da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Metodologia do Ensino. Tem experiência em Formação de Professores, atuando e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: educação e linguagem, literatura e ensino.

References

AZEVEDO, F.; MELO, I. S. Poesia na infância e formação de leitores. Perspectiva - Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis, v. 30, n. 3, p. 925-946. Florianópolis: Editora da UFSC.

AZEVEDO, F.; SILVEIRA, R. F. K. A poesia: estratégias para experimentar e fruir em sala de aula. In: SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL [DE SANTA CATARINA], 7., 2016, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis: UFSC; UNISUL, p. 432-440. Disponível em: Acesso em: 09 jun. 2017.

BACELAR, J. Poesia visual. Universidade da Beira Interior. 2001. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2017.

BARROS, M. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BAZZO, J. L. S. A oralidade na formação linguística do professor alfabetizador. Dossiê Professor alfabetizador: formação, ensino e aprendizagem. Perspectiva - Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 55-75, jan./abr. 2015. Florianópolis: Editora da UFSC. ISSN 0102-5473/2175-795X (Versão eletrônica). Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/archive>. Acesso em: 10 jun. 2017.

BAZZO, J. L. S. Literatura e infância: fruição e pretexto? In: DEBUS, E.; JULIANO, D. B.; BORTOLOTTO, N. (Org.). Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas. Tubarão: Copiart; Unisul, 2016. p. 109-122. (Coleção Linguagens).

CALO, K. M. Comprehending, composing, and celebrating graphic poetry. The Reading Teacher, New Jersey, v. 64, n. 5, p. 351-357, 2011.

CÂNDIDO, A. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CHAGAS, L. M. M. A língua materna na primeira série do ensino fundamental: as narrativas como uma fonte da imaginação criadora. 289f. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

CHAGAS, L. M. M. A palavra poética e os processos de imaginação criadora: o lugar da poesia no primeiro ano Ensino Fundamental. In: AGUIAR, M. A. L.; SILVA, N. R.; KOERNER, R. M (Org.). Múltiplos olhares para as práticas de linguagem no espaço-tempo da sala de aula. Curitiba, Paraná: CRV, 2011. p. 43-61.

CHATTON, B. Using poetry across the curriculum: a whole language approach. Westport, CT: Greenwood Publishing Group – Oryx Press, 1993.

COSTA, M. J. Um continente poético esquecido: as rimas infantis. Porto: Porto Editora, 1992.

GÓMEZ MARTÍN, F. E. Didáctica de la poesía en la educación infantil y primaria: guía práctica de la enseñanza de la lírica a los niños. Madrid: Cincel, 1993.

HESTER, M. B. The meaning of poetic metaphor. La Haye, Paris: Mouton, 1967.

JAKOBSON, R. Essais de linguistique générale. Les fondations du langage. Paris: Minuit, 1981.

JEAN, G. Na escola da poesia. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

LINABERGER, M. Poetry top 10: A foolproof formula for the teaching poetry. The Reading Teacher, New Jersey, v. 58, n. 4, p. 366-372, Dec./Jan. 2004.

MEIRELES, C. Cecília Meireles: poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

NOGUEIRA, C. As rimas infantis portuguesas: edição e estudo. Braga: Vercial, 2011.

PAES, J. P. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1990.

PARR, M.; CAMPBELL, T. Poets in practice. The Reading Teacher, New Jersey, v. 60, n. 1, p. 36-46. Sept. 2006.

SELFA, M.; AZEVEDO, F. Poesía en castellano para la Educación Primaria: algunas secuencias prácticas de trabajo con textos poéticos. Ocnos, Cuenca, n. 10, p. 55-69. 2013. Disponível em: <http://www.revista.uclm.es/index.php/ocnos/article/view/232>. Acesso em: 09 jun. 2017.

SIM-SIM, I. O ensino da leitura: a decifração. Lisboa: Ministério da Educação / Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. 2009. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2017.

VYGOTSKI, L. S. Pensamento e palavra. In: ______. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 395-486.

YOPP, R.; YOPP, H. Literature based reading activities. Boston: Pearson, 2006.

YOUNG, C.; NAGELDINGER, J. Considering the context and texts for fluency: Performance, readers theater, and poetry. International Electronic Journal of Elementary Education, Oslo, v. 7, n. 1, p. 23-32. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2017.

Published

2019-05-15

Issue

Section

Artigos