Práticas de leitura e escrita na educação infantil: o texto como unidade de sentido
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p31-45Palavras-chave:
educação infantil, linguagem escrita, gêneros textuaisResumo
O presente texto é resultado de pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa, intitulada “Os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil”, realizada em dois Centros Municipais de Educação Infantil do município de Teresina-PI, envolvendo oito interlocutoras que, a partir da escrita de diários de aula, refletiram sobre suas práticas de leitura e de escrita com crianças, na faixa etária de 3 a 6 anos de idade. O estudo buscou responder: Quais os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil? Constatou-se, entre outras questões, que o texto não vem sendo trabalhado como prática social de usos da leitura e da escrita, aparecendo, na maioria das vezes, como pano de fundo para trabalhar mecanicamente essas habilidades linguísticas.Downloads
Referências
ABAURRE, M. B. M. O que revelam os textos espontâneos sobre a representação que faz a criança do objeto escrito? In: KATO, M. (Org.). A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.
FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GOULART, C. A organização do trabalho pedagógico: Alfabetização e letramento como eixos norteadores. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos – Orientações para a Inclusão da criança de seis anos de idade. 2. ed. Brasília, Ministério da Educação, 2007.
MORAIS, A. G. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isto tem para a alfabetização? In: MORAIS, A; ALBUQUERQUE, E.; LEAL, T. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Org.). Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SANTOS, C. F. O ensino da língua escrita na escola: dos tipos aos gêneros. In. SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.
VALDEZ, D.; COSTA, P. L. Ouvir e viver histórias na Educação Infantil: um direito da criança. In: MARTINS, L. M.; ARCE, A. (Orgs.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. 2. ed. Campinas, SP: Alínea, 2010.
ZABALZA, M.A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.