Práticas de leitura e escrita na educação infantil: o texto como unidade de sentido

Authors

  • Keylla Rejane Almeida Melo Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil
  • Antonia Edna Brito Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p31-45

Keywords:

educação infantil, linguagem escrita, gêneros textuais

Abstract

O presente texto é resultado de pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa, intitulada “Os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil”, realizada em dois Centros Municipais de Educação Infantil do município de Teresina-PI, envolvendo oito interlocutoras que, a partir da escrita de diários de aula, refletiram sobre suas práticas de leitura e de escrita com crianças, na faixa etária de 3 a 6 anos de idade. O estudo buscou responder: Quais os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil? Constatou-se, entre outras questões, que o texto não vem sendo trabalhado como prática social de usos da leitura e da escrita, aparecendo, na maioria das vezes, como pano de fundo para trabalhar mecanicamente essas habilidades linguísticas.

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Author Biographies

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Keylla Rejane Almeida Melo é graduada em Pedagogia (Universidade Estadual do Piauí), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal do Piauí) e é doutoranda em Educação (Universidade Federal de Uberlândia).  É professora/pesquisadora da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de educação, tanto na docência quanto na gestão, com pesquisa nos seguintes temas: Educação Infantil, Educação do Campo, Formação de Professores, Saberes e Práticas Docentes. Bolsista CAPES.

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Antonia Edna Brito é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora/pesquisadora da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área da Educação Básica e do Ensino Superior, com pesquisa nos seguintes temas: Alfabetização, Educação Infantil, Ensino, Formação de professores, Saberes Docentes e Prática Educativa.

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Published

2019-05-15

Issue

Section

Artigos