O Cupido e o leitor: afetividade na mediação da leitura literária

Autores

  • Solange da Silva Souza Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
  • Paulo Demetrio Pomares da Silva Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
  • Nilo Carlos Pereira de Souza Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p47-58

Palavras-chave:

leitura literária, formação do leitor literário, afetividade

Resumo

O presente artigo, resultante de uma investigação bibliográfica, tenta contribuir com reflexões sobre um componente que está presente em muitas das bem sucedidas experiências que promovem o encontro transformador com a leitura literária: a afetividade, algo que ao nosso entender passa muitas vezes despercebido como elemento partícipie do processo de constituição do leitor. Situando essa discussão no contexto educacional escolar, temos como inspiração teórica o fundador da psicologia histórico-cultural, Lev Semyonovich Vigotski (1896 – 1934). Para contribuir com tal argumentação, convidamos para esta “roda de leitura” Paulo Freire (1921 – 1997), grande representante brasileiro da teoria crítica da educação. Juntos a estes importantes teóricos, propomos pensar sobre o lugar das emoções na formação de leitores literários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange da Silva Souza, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Solange da Silva Souza é graduada em Pedagogia (Universidade do Estado do Pará), especialista em Psicopedagogia (Universidade Cândido Mendes), é mestranda em Educação (Universidade Federal do Pará). É professora da Rede Municipal de Educação em Belém do Pará. Tem experiência na área de promoção à leitura em biblioteca escolar, com pesquisa nos seguintes temas: formação de leitores, mediação de leitura literária e biblioteca escolar.

Paulo Demetrio Pomares da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Paulo Demetrio Pomares da Silva é graduado em Letras (Universidade do Estado do Pará), é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Internacional de Curitiba, é mestrando em Educação (Universidade Federal do Pará). É professor da Educação Básica da Rede Estadual - SEDUC - Pará e da Rede Municipal - SEMEC - Belém. Na SEMEC integra a Equipe Técnica do Ensino Fundamental (ETEF) desenvolvendo trabalhos de assessoramento e formação continuada de professores, contação de histórias e na realização de projetos que motivam alunos a práticas de leitura e escrita autoral, com pesquisa nos seguintes temas: Leitura, cultura e literatura de expressão amazônica e formação de leitores.

Nilo Carlos Pereira de Souza, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Nilo Carlos Pereira de Souza é graduado em Letras e Artes (Universidade Federal do Pará), tem Mestrado em Letras – área de concentração Teoria Literária (Universidade Federal de Santa Catarina) e Doutorado em Letras – Teoria Literária (Universidade Federal de Santa Catarina). É professor Adjunto da Universidade Federal do Pará e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura Literária, Narrativas Contemporâneas, Formação de Leitor. É coordenador do Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação de Leitor (GELAFOL), que desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre a leitura literária e formação de leitores em espaço escolar.

Referências

APULEIO. Eros e Psiquê. Trad. Ferreira Gullar. São Paulo: FTD, 2009.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

OLIVEIRA, Ivone Martins de. Nas fronteiras entre o biológico e o cultural, o afeto. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. especial, p. 375-389, out. 2015.

OLIVEIRA, Marta Kohl. O problema da afetividade em Vygotsky. In: LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

PINO, Angel. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXI, n. 71, p. 45-78, jul. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35nspe/1678-7110-ccedes-35-spe-00375.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2017.

VIGOTSKI, L.S. Manuscrito de 1929. Trad. Alexandra Marenitch. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, CEDES, p. 21-44, jul. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a02v2171.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2017.

_____. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

_____. Teoria e método em psicologia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em: <http://www.finom.edu.br/cursos/arquivos/2017822204529.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2017.

Downloads

Publicado

2019-05-15

Edição

Seção

Artigos