O Cupido e o leitor: afetividade na mediação da leitura literária
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p47-58Palavras-chave:
leitura literária, formação do leitor literário, afetividadeResumo
O presente artigo, resultante de uma investigação bibliográfica, tenta contribuir com reflexões sobre um componente que está presente em muitas das bem sucedidas experiências que promovem o encontro transformador com a leitura literária: a afetividade, algo que ao nosso entender passa muitas vezes despercebido como elemento partícipie do processo de constituição do leitor. Situando essa discussão no contexto educacional escolar, temos como inspiração teórica o fundador da psicologia histórico-cultural, Lev Semyonovich Vigotski (1896 – 1934). Para contribuir com tal argumentação, convidamos para esta “roda de leitura” Paulo Freire (1921 – 1997), grande representante brasileiro da teoria crítica da educação. Juntos a estes importantes teóricos, propomos pensar sobre o lugar das emoções na formação de leitores literários.
Downloads
Referências
APULEIO. Eros e Psiquê. Trad. Ferreira Gullar. São Paulo: FTD, 2009.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
OLIVEIRA, Ivone Martins de. Nas fronteiras entre o biológico e o cultural, o afeto. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. especial, p. 375-389, out. 2015.
OLIVEIRA, Marta Kohl. O problema da afetividade em Vygotsky. In: LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
PINO, Angel. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXI, n. 71, p. 45-78, jul. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35nspe/1678-7110-ccedes-35-spe-00375.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2017.
VIGOTSKI, L.S. Manuscrito de 1929. Trad. Alexandra Marenitch. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, CEDES, p. 21-44, jul. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a02v2171.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2017.
_____. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
_____. Teoria e método em psicologia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em: <http://www.finom.edu.br/cursos/arquivos/2017822204529.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2017.