O Cupido e o leitor: afetividade na mediação da leitura literária

Autori

  • Solange da Silva Souza Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
  • Paulo Demetrio Pomares da Silva Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
  • Nilo Carlos Pereira de Souza Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p47-58

Parole chiave:

leitura literária, formação do leitor literário, afetividade

Abstract

O presente artigo, resultante de uma investigação bibliográfica, tenta contribuir com reflexões sobre um componente que está presente em muitas das bem sucedidas experiências que promovem o encontro transformador com a leitura literária: a afetividade, algo que ao nosso entender passa muitas vezes despercebido como elemento partícipie do processo de constituição do leitor. Situando essa discussão no contexto educacional escolar, temos como inspiração teórica o fundador da psicologia histórico-cultural, Lev Semyonovich Vigotski (1896 – 1934). Para contribuir com tal argumentação, convidamos para esta “roda de leitura” Paulo Freire (1921 – 1997), grande representante brasileiro da teoria crítica da educação. Juntos a estes importantes teóricos, propomos pensar sobre o lugar das emoções na formação de leitores literários.

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Biografie autore

Solange da Silva Souza, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Solange da Silva Souza é graduada em Pedagogia (Universidade do Estado do Pará), especialista em Psicopedagogia (Universidade Cândido Mendes), é mestranda em Educação (Universidade Federal do Pará). É professora da Rede Municipal de Educação em Belém do Pará. Tem experiência na área de promoção à leitura em biblioteca escolar, com pesquisa nos seguintes temas: formação de leitores, mediação de leitura literária e biblioteca escolar.

Paulo Demetrio Pomares da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Paulo Demetrio Pomares da Silva é graduado em Letras (Universidade do Estado do Pará), é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Internacional de Curitiba, é mestrando em Educação (Universidade Federal do Pará). É professor da Educação Básica da Rede Estadual - SEDUC - Pará e da Rede Municipal - SEMEC - Belém. Na SEMEC integra a Equipe Técnica do Ensino Fundamental (ETEF) desenvolvendo trabalhos de assessoramento e formação continuada de professores, contação de histórias e na realização de projetos que motivam alunos a práticas de leitura e escrita autoral, com pesquisa nos seguintes temas: Leitura, cultura e literatura de expressão amazônica e formação de leitores.

Nilo Carlos Pereira de Souza, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Nilo Carlos Pereira de Souza é graduado em Letras e Artes (Universidade Federal do Pará), tem Mestrado em Letras – área de concentração Teoria Literária (Universidade Federal de Santa Catarina) e Doutorado em Letras – Teoria Literária (Universidade Federal de Santa Catarina). É professor Adjunto da Universidade Federal do Pará e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura Literária, Narrativas Contemporâneas, Formação de Leitor. É coordenador do Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação de Leitor (GELAFOL), que desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre a leitura literária e formação de leitores em espaço escolar.

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2019-05-15

Fascicolo

Sezione

Artigos